Evento incentiva participação de meninas nas carreiras científicas

Segunda edição do Ciência por Elas é promovida pelo IEA-RP, CTC e Laboratório EcoHumanTox

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), em parceria com o Centro de Terapia Celular e o Laboratório EcoHumanTox da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, promovem entre os dias 10 e 13 de dezembro, a partir das 9h, no Espaço de Eventos do IEA-RP, a segunda edição do Ciência por Elas.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente neste formulário.

Inspirada no projeto Meninas com Ciência, do Museu Nacional, a iniciativa é voltada a alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto, e tem como objetivo estimular o interesse desse público pelas carreiras científicas. Professoras, pesquisadoras e alunas da Universidade vão apresentar as pesquisas que desenvolvem, realizar atividades práticas para interagir com as meninas e explicar como é a profissão.

Segundo dados da ONU Mulheres e da Unesco, embora 74% das meninas tenham interesse em ciência, tecnologia e matemática, apenas 35% das alunas de ensino médio se inscrevem para cursos científicos de graduação nas universidades e somente 28% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. Ainda de acordo com a ONU Mulheres, se 600 milhões de meninas e mulheres tivessem acesso às áreas de ciência, tecnologia e inovação, 144 países em desenvolvimento aumentariam o PIB em US$ 8 trilhões.

O Ciência por Elas tem o patrocínio da OW Interactive. A programação completa do evento está disponível neste link.

O Espaço de Eventos do IEA-RP fica no antigo prédio do Banco Santander, ao lado do Prédio Central da FMRP, no campus da USP Ribeirão Preto (Avenida Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre). Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.