Entrevista com Os Geraldos é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (4/9)

Sétima edição do Festival Nacional de Teatro leva para o palco do Teatro Municipal o grupo Os Geraldos com a peça “Cordel do Amor Sem Fim”. Nesta segunda-feira, às 19h30

04/09/2023 - Publicado há 8 meses
Cordel do Amor Sem Fim do grupo teatral Os Geraldos – Foto: João Caldas
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (4/9) traz como destaque entrevista com o grupo teatral Os Geraldos, que participa da sétima edição do Festival Nacional de Teatro com a peça Cordel do Amor Sem Fim. O espetáculo narra a história de três irmãs que vivem às margens do Rio São Francisco. Às vésperas de seu noivado, a mais nova das moças se apaixona por um estrangeiro e se põe a esperar pelo seu retorno, fazendo com que as trajetórias das personagens se embaracem. A inércia da espera, o ciúme e a esperança são a trama principal da apresentação. O espetáculo tem entrada grátis e começa às 19h30, no Teatro Municipal, Via São Bento, no Campos Elíseos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Nesta segunda e terça-feira, tem mais uma edição do Cine Cidadania. O longa-metragem escolhido é Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro, que traz a história de um estudante de ensino médio com deficiência visual, que luta por sua independência e busca sua identidade pessoal. A sessão desta noite começa às 18h15, na sala 14 da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP; na terça, será às 10h, na sala 32, também da FDRP. O projeto é gratuito, com programação sobre direitos humanos. É aberto ao público em geral mas cada exibição recebe uma classe de estudantes do ensino médio. Neste segundo semestre, o projeto recebe os estudantes da Escola Estadual Cônego Barros.

Também tem oficina gratuita: Iluminação Cênica, com Michel Masson. O objetivo é refletir sobre a história da iluminação cênica e suas principais características físicas, sensoriais, técnicas e culturais, partindo da Grécia Antiga, onde a iluminação era apenas a luz solar, até os impactos visuais, tecnológicos e realidades aumentadas dos dias de hoje. Com duração de três horas, a oficina começa às 19h, no Teatro Santarosa, que fica na Praça Rotary Club, 325, na City Ribeirão. A classificação indicativa é de 16 anos, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo WhatsApp 16 99741-0325.

O Express Cultura desta terça-feira também traz o lançamento do catálogo fotográfico, recém-publicado, Aves do Campus da USP de Ribeirão Preto, que  revela a diversidade de aves no campus e homenageia Nivaldo Donizette de Oliveira, ex-funcionário do Centro de Educação Física e Esportes da Prefeitura (Cefer) de  Ribeirão Preto da USP, que faleceu em 2021, vítima da covid-19. No cervo de imagens do livro, estão documentadas 203 espécies de aves de 56 famílias distintas, com informações detalhadas. Além das imagens de Nivaldo Donizette, o catálogo traz ainda contribuição do também funcionário da USP Henrique Diniz, dos pesquisadores de aves Ana Carla Aquino, Daniel Cavallari, Beatriz Cezila e Julio Filipino, e a colaboração dos fotógrafos Alicia Telis, Bruna Bertagni, Celso Queiroz, Elder Franklin e os professores Sérgio Sheiji Fukusima e Silvio Tucci Junior.

O bar Nosso Butiquim recebe, nesta segunda, o show de samba e pagode com Ricardo Belotti. A apresentação é a partir das 19h e o espaço fica na Rua Eliseu Guilherme, 1315. Mais informações pelo telefone: 16 99214 6058.

No projeto Segunda de Lei, no Bar do Chorinho, o grupo Samba da Ressaca se apresenta às 19h30, com couvert de R$ 10 para sua roda de choro semanal. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588.

Ainda em meio aos acordes do choro, como acontece toda segunda-feira, o grupo Choro da Casa se reúne na Praça Quinze de Novembro para manter a tradição semanal. O evento musical começa às 20h30, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. Quem estiver passeando pela praça pode participar do encontro com voz ou instrumentos. A Praça Quinze fica no Centro, em frente ao Theatro Pedro II.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e edição de Rita Stella

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.