Entrevista com Fred Sunwalk é destaque no “Express Cultura” desta quinta-feira (9/3)

Cantor e guitarrista sobe ao palco do Sesc Ribeirão em volta às apresentações no Brasil após um ano

09/03/2023 - Publicado há 1 ano
Cantor, guitarrista e compositor, Fred Sunwalk inaugura nova turnê em Ribeirão Preto – Foto: Reis Santos
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (9/3) traz como destaque a entrevista com o cantor, guitarrista e compositor Fred Sunwalk, que volta a realizar um show em solo brasileiro no Sesc Ribeirão. O artista celebra 26 anos de carreira com o novo show Anthology, uma coletânea de suas melhores músicas autorais. A apresentação, que promete muito blues-rock, abre a turnê de Sunwalk, que passará nos próximos dias por Piracicaba, Campinas, Bauru, Catanduva e Birigui. Nesta quinta, o cantor sobe ao palco do Teatro Municipal às 20 horas.

A edição 2023 da Série Recitais começa, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. Quem abre a programação é o professor Gustavo Costa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Bacharel em Música pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp, além de mestre e doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Costa teve aulas com renomados violonistas, como Paul Galbraith, Franz Halász e Pablo Márquez. A entrada é livre e gratuita. O evento está programado para acontecer uma vez por mês. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547.

Nesta quinta, acontece a primeira de três apresentações da peça Apenas Três Canções Para Amolecer Seu Coração. Promovida pelo Sesc Ribeirão, a peça faz parte da programação do Terceiro Festival Ribeirão Cena Contemporânea. A mostra começa na próxima terça-feira (14/3) e vai até 18/3. A peça apresenta três canções conhecidas e instauradas no imaginário popular em que os atores dançam o que sentem e deixam no ar a dúvida: trata-se de música, dança ou teatro? A estreia da peça, que é livre e gratuita, acontece na Praça XV de Novembro. A direção é de Renata Martelli.

O segundo dia do festival Ânima, realizado pela Cia. DitaCuja em parceria com o Subverta Ateliê de Criação, traz como destaque o espetáculo Finda. Na apresentação, um ator se une a um boneco e forma o chamado boneco-híbrido, que narra o cotidiano de um homem preso em um bunker. Ele acredita ser o único sobrevivente da humanidade, que foi além do limite e se destruiu. Agora, o homem precisa definir o futuro e a existência da espécie humana. A apresentação começa às 20 horas, no Teatro Sesi Ribeirão. Os ingressos, que são gratuitos, devem ser reservados neste link ou na bilheteria do Sesi, que fica na Rua João Ignacchitti, no Jardim Castelo Branco.

O Sesc Ribeirão promove, no Teatro Municipal de Sertãozinho, o espetáculo de circo O Vazio é Cheio de Coisa, da Cia. Nós do Bambu. É um encontro minimalista entre um bambu oco e um corpo que busca invadir o imaginário do público e mostrar que é possível fazer muito com pouco. O evento começa às 20 horas, a classificação indicativa é de 16 anos e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, embora a entrada seja gratuita. O Teatro Municipal de Sertãozinho fica na Rua Washington Luiz, 1.131, no Centro.

Está em cartaz, na Casa Belas Artes de Cinema, o filme francês Belas Promessas, de 2021. Dirigido por Thomas Kruithof, o drama mostra Clémence, a prefeita de uma cidade em 1993. Sempre em busca de ajudar os mais pobres, ela entra em uma batalha para salvar um dos bairros do município e se vê em um dilema quando é abordada para se tornar ministra. A obra tem classificação indicativa de 14 anos e será mostrada em duas sessões: às 13h30 e às 19 horas. Entre as duas sessões, quem toma a telona do cinema é o documentário Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho. Dirigido por Pedro Bronz, o filme traz imagens feitas pela própria cantora e conta a trajetória de uma das maiores intérpretes do samba. Andança tem sessão única marcada para 15h30. A classificação é livre. Os ingressos para cada sessão custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, com pagamento apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Na programação musical, o Hashtag Bar recebe um especial de rock do Dia Internacional das Mulheres com as bandas Riot!, cover de Paramore, e Soberba, que traz no repertório Evanescence e outros sucessos dos anos 2000. O bar abre às 19 horas, mas os shows começam às 22 horas, no piso superior. A entrada custa R$ 10,00 e o Hashtag fica na Rua São José, 1.565, no Boulevard. No Rústika Estúdio Bar, o Trio Beijo de Forró se apresenta na roda de forró da casa, como acontece toda quinta-feira. O evento começa às 20 horas e a entrada é gratuita para quem colocar o nome na lista e chegar até as 21 horas. Quem não colocar nome na lista ou chegar mais tarde paga R$ 15,00, valor que será revertido em consumação. O Rústika fica na Rua Olavo Bilac, 1.180, no Jardim Sumaré.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.