Doutorado em nutrição recruta universitários para estudo sobre “mindful eating”

O estudo é da nutricionista Lívia Dayane Sousa Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e as inscrições vão até 20 de fevereiro

 02/02/2024 - Publicado há 3 meses
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Wikimedia Commons

Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca universitários de ambos os sexos para participar do estudo A efetividade de uma intervenção de Mindful Eating (comer consciente) nas atitudes alimentares e na apreciação corporal de universitários com sintomas de compulsão alimentar: um ensaio clínico randomizado. 

As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 20 de fevereiro e os selecionados receberão e-mail com as informações até o dia 23 do mesmo mês. A intervenção terá início no dia 9 de março.  

Para participar da pesquisa é preciso ser estudante de um curso de graduação, independente de idade e sexo; apresentar sintomas de compulsão alimentar pela Escala de Compulsão Alimentar Periódica; ter disponibilidade para participar, por duas horas semanalmente durante 11 semanas, de curso on-line e ao vivo, nos meses de março a maio de 2024 caso a pessoa seja sorteada para o grupo 1 (de mindful eating); ter acesso à internet e a um dispositivo (celular ou computador) com câmera e microfone; mulher não estar grávida; não ter diagnóstico de anorexia nervosa, esquizofrenia ou depressão em fase aguda (< 6 meses); não ter prática formal de meditação, yoga ou mindfulness com frequência de, pelo menos, uma vez por semana nos últimos 6 meses. 

Desenvolvimento do estudo 

O objetivo do estudo, da nutricionista Lívia Dayane Sousa Azevedo, com orientação da professora Rosane Pilot Pessa, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, é avaliar os efeitos de uma intervenção de mindful eating nas atitudes alimentares, na apreciação corporal e no consumo de bebidas alcoólicas em universitários com sintomas de compulsão alimentar.

Os universitários que estiverem aptos a participar serão sorteados, de forma aleatória, para participar de um dos três grupos do estudo entre março e maio de 2024:  

– Grupo 1 – Mindful Eating (Mindfulness Based Eating Solution – Eat for Life) com 11 encontros semanais de duas horas de duração em cada encontro, on-line, ao vivo e em grupo, com duas opções de horário: segunda-feira das 19h30 às 21h30, ou no sábado das 9h às 11h, com certificado de 24 horas; 

– Grupo 2 – Controle Ativo, em que os participantes receberão semanalmente, por 11 semanas, um folheto informativo on-line com orientações sobre alimentação saudável;

– Grupo 3 – Controle Inativo, em que os participantes não receberão nenhuma orientação específica sobre alimentação. No entanto, aqueles que forem selecionados para participar dos grupos controle (2 e 3) e tiverem interesse em participar do grupo 1 (Mindful Eating), terão essa oportunidade posteriormente e de forma totalmente gratuita. 

Para todos os grupos, será necessário o preenchimento on-line de alguns questionários com perguntas sobre condições socioeconômicas, de saúde, as atitudes alimentares, o apreço ao corpo, o consumo de bebidas alcoólicas e o nível de atenção plena, no início e final da intervenção, e após três meses. 

Mais informações pelo e-mail: liviaazevedo@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.