Cursos de verão gratuitos sobre vigilância e tecnologia e rejeição e tolerância em direito

Os cursos são oferecidos pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e as inscrições vão até 9 de fevereiro

01/02/2024 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 02/02/2024 as 15:51
O curso é ministrado pela professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) Ana Margarida Simões Gaudêncio – Foto: Pixabay/geral
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP promove dois cursos de verão gratuitos, e abertos ao público, um sobre Reconhecimento: Tolerância e Direito e outro, que será ministrado em inglês, sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade, com inscrições para ambos até 9 de fevereiro.

Reconhecimento: Tolerância e Direito

O curso sobre Reconhecimento: Tolerância e Direito será entre os dias 19 e 23 de fevereiro, das 9h às 12h, com a professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) Ana Margarida Simões Gaudêncio. As aulas serão no Anfiteatro da FDRP e as inscrições podem ser feitas neste link.

A professora vai abordar e debater com os participantes as diversas maneiras de fundamentar o direito e o pensamento jurídico diante da crescente diversidade e complexidade das relações juridicamente relevantes entre as pessoas. Também vai questionar o significado e a construção da igualdade e do reconhecimento das diferenças, assim como as consequentes atitudes de rejeição, tolerância e/ou aceitação.

Vigilância, Tecnologia e Sociedade

Ministrado em inglês, o curso Surveillance, Technology and Society será de 19 a 22 e 26 a 29 de fevereiro, das 18h às 20h, com o professor de sociologia e diretor do Centro de Estudos de Vigilância da Queen’s University, Canadá, David Lyon. As aulas serão no Anfiteatro da FDRP e as inscrições podem ser feitas neste link.

Lyon vai abordar e debater com os participantes as principais temáticas acerca do tema vigilância: características da vigilância, o desenvolvimento histórico do tema e os principais desafios da atualidade para lidar com a questão da vigilância, como, por exemplo: o uso de IAs, reconhecimento facial e policiamento preditivo.

Para mais informações: ccexfdrp@usp.br.

*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone