Orquestra da USP promove imersão musical para crianças

Concertos promovem abordagem didática sobre o funcionamento de uma orquestra e, em maio, apresentarão o naipe da percussão

Publicado: 02/05/2024

Em 2024, a Osusp retornou sua iniciativa de oferecer concertos didáticos, uma série de espetáculos concebidos como medida de integração de escolas ao ambiente universitário da USP. Após duas edições neste ano, destacando os naipes das madeiras e metais, a Osusp apresentará a terceira edição do Naipe da Hora. O concerto, sob os holofotes dos instrumentistas da Osusp, apresentará, no dia 17 de maio, às 10h, o naipe da percussão para cerca de 140 crianças pertencentes à faixa etária de 5 anos de idade.

Os espetáculos, que se baseiam em uma abordagem pedagógica e divertida no ensino da música de concerto, compreendem apresentações direcionadas ao público infantojuvenil, infantil e jovem. Suas principais motivações estão em despertar o interesse pela música, enquanto explicam o funcionamento e especificações da organização de uma orquestra.

Os repertórios selecionados são individualmente planejados para cada escola, abrangendo desde peças de concerto clássicas até músicas com maior apelo infantil. Nas duas últimas edições, por exemplo, o programa incluiu músicas temas de famosos desenhos infantis, como Looney Tunes e Patrulha Canina, cativando e aproximando a experiência do público infantil.

Professora Eliane Tokeshi, vice-diretora da USP. Foto Divulgação Osusp.

“A música pode ajudar na formação dos jovens de tantas formas, transformando as suas vidas (…) E é esse público que queremos atingir! Alunos, principalmente de escolas públicas, desde crianças até os jovens, para trazermos a música para perto deles” – Eliane Tokeshi, vice-diretora da Osusp.

Segmentado de acordo com a natureza intrínseca dos naipes instrumentais, o Naipe da Hora apresentará instrumentos de um mesmo naipe, entre cordas, madeiras, metais e percussão, que serão permeados por demonstrações e explicações a respeito do som, grau de organização e funcionamento do instrumento, buscando diferenciá-los e demonstrar suas especificidades, para, ao fim, uni-los no uníssono de uma orquestra.

Percussionista Leopoldo Prado. Foto Divulgação Osusp.

Os instrumentos de percussão, que serão tema do concerto de maio, são aqueles que precisam ser agitados ou acertados para a produção de som, muitos deles são milenares e passaram por longos processos de modificação até sua última forma, a utilizada na composição orquestral. Entre os instrumentos incluídos nesse naipe estão os tímpanos, bombos, pratos, xilofone e muitos outros, que serão didaticamente expostos ao público juvenil presente no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

“Estou superempolgado com a ideia de levar esse mundo pouco conhecido da percussão sinfônica para as crianças. São instrumentos com muito ritmo e energia, portanto tenho certeza que atrairá a curiosidade das crianças”, diz Leopoldo Prado, percussionista da Osusp.

Por fim, a Osusp reitera que o formulário para inscrição de novas escolas interessadas em seus concertos está disponível logo abaixo e também no site oficial.

SERVIÇO:

• Data: Sexta, 17 de Maio de 2024, às 10h
  • Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (USP) – Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo