Mostra Cinusp “Jorge Furtado: Tudo Isso Aconteceu, Mais ou Menos”

Cinusp apresenta a partir de 22 de abril a filmografia de Jorge Furtado, um dos mais importantes diretores do País

Publicado: 24/04/2024

Entre os dias 22 de abril e 5 de maio, o Cinusp exibirá boa parte da filmografia do diretor na mostra Jorge Furtado: Tudo Isso Aconteceu, Mais ou Menos. Serão exibidos curtas, longas de cinema e obras originalmente feitas para TV.

A mostra também acontece na Cinemateca Brasileira, onde ocorrerá o lançamento do novo livro, homônimo à mostra, da coleção Cinusp, no sábado, 27 de abril, com a presença do próprio Jorge Furtado e do organizador do volume, Wilq Vicente. Convidamos todos a conhecer, explorar e se encantar com a filmografia deste diretor, que continua sendo um dos mais importantes do nosso cinema nacional.

Nas primeiras cinco obras do diretor, reunidas na Sessão de Curtas Anos 80, já podemos observar traços estilísticos marcantes. As referências televisivas, a aproximação com o documentário e a constante mistura de ficção e realidade presentes em Esta Não É Sua Vida e Barbosa são aspectos que permeiam quase toda a carreira do cineasta e, misturados a um humor engajado, são a base do seu curta de maior alcance, Ilha das Flores, classificado como o melhor curta-metragem brasileiro da história pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Na Sessão de Curtas Anos 90, Furtado aborda temas como consumismo, trabalho, a sensação de aprisionamento das cidades e o cinema como linguagem, com Veja Bem, Ângelo Anda Sumido e o metalinguístico O Sanduíche.

Contemplando um pouco do seu extenso trabalho na TV, será exibido o curta A Matadeira, parte do telefilme Os Sete Sacramentos de Canudos, e o episódio Anchietanos, da série A Comédia da Vida Privada, uma adaptação das crônicas de Luis Fernando Veríssimo. Junto desse episódio será exibido o curta Até a Vista, seguido de um debate com a participação do próprio Jorge Furtado, no dia 26 de abril.

Foi em 2002 que Furtado extrapolou a média-metragem com seu longa Houve Uma Vez Dois Verões, um coming of age situado no litoral gaúcho, exibido em 35 mm. Além disso, a programação também conta com grandes títulos como Meu Tio Matou Um Cara, O Homem que Copiava e Saneamento Básico. De suas produções mais recentes, serão exibidos Real Beleza, que retrata o caso de um fotógrafo frustrado que se envolve com a mãe de uma de suas modelos, e Rasga Coração, em que o diretor retorna um pouco da sua leveza cômica e seu apreço por abordar questões sociais contemporâneas do País.

A mostra Jorge Furtado: Tudo Isso Aconteceu, Mais ou Menos acontece entre os dias 22 de abril e 5 de maio. O Cinusp funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h, e o Maria Antonia funciona aos sábados e domingos, com sessões às 16h e às 18h. A mostra acontece também na Cinemateca Brasileira a partir do dia 27 de abril, com sessões de quarta-feira a domingo, confira os horários no site e redes sociais oficiais.

A entrada no Cinusp é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP.