Orquestra da USP destaca a presença feminina no concerto deste final de semana

A regente norte-americana Karin Hendrickson estará acompanhada da violinista Priscila Rato como solista convidada

Publicado: 06/05/2024

Com o início da temporada de concertos 2024, a Osusp abre suas portas para receber a primeira regente internacional do ano, Karin Hendrickson. Em companhia da solista convidada Priscila Rato e sob a atmosfera da música erudita romântica, as musicistas nortearão um espetáculo de virtuosismo ao violino enquanto protagonizam a presença feminina no palco, tanto na posição de maestra como na de solista.

Karin Hendrickson é maestra e pedagoga e começou a estudar piano aos três anos de idade. Iniciou a graduação na George Mason University e completou os estudos no programa de regência na Royal Academy of Music da Grã-Bretanha. Amplamente premiada, a maestra desempenhou papéis de condução importantes em orquestras como a Sinfônica Nacional Belga, a Orquestra Sinfônica de Londres e a Filarmônica da BBC, entre outras.

Já no cenário operístico, esteve entre os cinco maestros convidados para o Hart Institute of Conductors da Ópera de Dallas e entre os três maestros convidados do Atelier des Créatrices d’Opéra no Festival Aix-en-Provence (Académie), na França, onde recebeu o prestigiado Rede Europeia de Academias de Ópera Residência para Jovens Maestros.

Karin Hendrickson – Foto: Divulgação Osusp

“Lembro-me da primeira vez que estive à frente da Osup como regente. Eu tinha viajado de Londres – era estudante de pós-graduação na Royal Academy of Music de lá e tinha sido convidada para um festival de música maravilhoso para participar de masterclasses de regência no Brasil. A orquestra era a Osusp e eles eram maravilhosos! Músicos fantásticos que estavam muito comprometidos com seu trabalho e conosco. Mal posso esperar para ter a oportunidade de partilhar o nosso trabalho com o público neste reencontro!”

Karin Hendrickson, regente convidada pela Osusp.

O concerto dá continuidade ao ciclo Esculpir o Tempo, especificamente voltado à música sinfônica e suas diversas facetas e expressões.

Em companhia da regente convidada estará Priscila Rato, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira. A violinista nascida no Rio de Janeiro começou seus estudos com o instrumento aos 8 anos. Já atuou como solista junto a inúmeras orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Nacional do SODRE (Montevidéu, Uruguai), dentre outras. Como camerista, já realizou concertos com Jean Louis Steurmann, Erika Ribeiro, Cristian Budu, Fabio Martino e Leonardo Hilsdorf. Priscila é considerada umas das expoentes do cenário musical atual.

Priscila Rato – Foto: Divulgação Osusp

“Estou muito feliz e honrada em tocar pela primeira vez com a Orquestra Sinfônica da USP. Uma orquestra fundada por Camargo Guarnieri, um dos nossos maiores compositores de todos os tempos, que traz em sua jornada de 90 anos muita história que a torna uma instituição tão única e importante para o cenário musical brasileiro”

Priscila Rato, solista convidada pela Osusp.

Para o programa, viagens e jornadas de transcendência pessoal foram os temas escolhidos para a seleção das obras, abrindo espaço ao virtuosismo do violino, com destaque para a presença feminina no palco.

Iniciando com a Abertura e Cenas de Dança, de Richard Strauss, a obra é uma continuidade de Ariadne, famosa ópera de Strauss. Seguindo com o Concerto para Violino n. 1, op. 26, “um dos concertos para violino mais amados de todos os tempos, o concerto para violino em sol menor de Bruch, interpretado por Priscilla Rato, da Sinfonia Brasileira do Rio”, segundo Karin. Por último, encerrando o espetáculo, Sinfonia n. 4, op. 90, de Felix Mendelssohn, composta como um tributo às viagens do compositor pela Itália.

Serviço:

● Quando: 11 de maio de 2024 (sábado), às 16h
● Onde: Centro Cultural Camargo Guarnieri. Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária
● Reserva de ingressos: a partir das 16h do dia 6 de maio através do AppTicket (https://appticket.com.br/osusp-convida-karin-hendrickson)
● Quanto: Os ingressos são solidários, garantidos através da doação de 1 quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo.

Programa:

• Richard Strauss (1864-1949) – Ariadne em Naxos, op. 60: Abertura e Cena de Dança
(1916) (10’)

• Max Bruch (1838-1920) – Concerto para Violino n. 1, op. 26, em Sol menor
(1865-1867) (25’)

Priscila Rato (violino)

I. Prelude: Allegro moderato
II. Adagio
III. Finale: Allegro energico

• Felix Mendelssohn (1809-1847) – Sinfonia n. 4, op. 90, em Lá maior, “Italiana” (1833)
(27’)
I. Allegro vivace