Programa Nascente está com inscrições abertas, até 29 de maio

O Programa é um concurso artístico organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, voltado para todos os alunos de graduação e pós-graduação da USP e premia trabalhos em sete áreas, em mais de 30 categorias.

 12/05/2015 - Publicado há 9 anos
Por

O Programa Nascente está com inscrições abertas, até o dia 29 de maio, para sua 23ª edição. O Programa é um concurso artístico organizado pela PróReitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), voltado para todos os alunos de graduação e pós-graduação da USP e premia trabalhos em sete áreas, em mais de 30 categorias.

Os participantes concorrem a um prêmio de R$ 4 mil e ainda têm a chance de expor seus trabalhos em shows, concertos, apresentações, saraus e exposições. Os vencedores e menções honrosas também têm a possibilidade de participar de intercâmbios em Universidades parceiras. Confira, abaixo, as áreas e as categorias.

No ano passado, o Programa recebeu 644 trabalhos inscritos, registrando a segunda maior participação discente em toda a sua história. A novidade deste ano fica por conta da parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as quais integram as comissões julgadoras que vão avaliar os trabalhos e escolher os vencedores. Cada área conta com uma comissão julgadora formada por professores das três universidades estaduais paulistas e especialistas convidados. Os vencedores serão conhecidos na Festa de Premiação, que acontece no mês de setembro.

Criado em 1990, o Programa Nascente tem como objetivo incentivar a criação artística e revelar novos talentos. Ajuda, também, a estimular a reflexão sobre a arte e a cultura nos universitários, já que a participação não é restrita apenas aos estudantes dos cursos de graduação ou pósgraduação relacionados às áreas do concurso.

Esse incentivo às artes é destacado pelo vencedor da 21ª edição do Programa – na área de Design – Robson Tomaki Hamasaki, aluno do curso de Design de Produto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). “Acho um projeto legal da Universidade. É um bom incentivo, principalmente na área de humanas, que é muito carente de iniciativas assim, se comparada às carreiras de exatas”.

Para participar, os estudantes devem fazer a inscrição, até o dia 29 de maio, pela página do Programa Nascente.

Mais informações, como regulamento ou especificidades por área, pelo telefone: (11) 3091-3277, e-mail nascente@usp.br, na página do Programa ou pelo Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.