A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em seu suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) referente a 2016, divulgado no fim de fevereiro pelo IBGE, trouxe dados interessantes a respeito do uso da internet dentro das residências brasileiras. Segundo a pesquisa, o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, valor que corresponde a 64,7% da população. Além disso, outro dado interessante é o de que o celular foi o equipamento de acesso à internet mais usado, estando presente em 97,2% dos domicílios com acesso à rede, sendo que em 38,6% das residências o equipamento móvel era o único utilizado.
Segundo Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, a transição do computador convencional para os dispositivos móveis é fruto do modo como o brasileiro usa a internet, majoritariamente atrás de entretenimento. Os únicos computadores que devem permanecer são aqueles usados para atividades específicas. Além disso, o professor também ressalta que não basta apenas dar acesso à população, mas também é preciso que a população tenha mais informações acerca da rede, e possa usufruir de um conteúdo que auxilie no dia a dia do indivíduo.
Para saber mais sobre os dados divulgados pelo IBGE e mais informações sobre o comportamento do brasileiro nas redes, confira a entrevista completa no player acima.