Pesquisa revela relação do brasileiro com a internet

Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o acesso à internet

 19/03/2018 - Publicado há 6 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em seu suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) referente a 2016, divulgado no fim de fevereiro pelo IBGE, trouxe dados interessantes a respeito do uso da internet dentro das residências brasileiras. Segundo a pesquisa, o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, valor que corresponde a 64,7% da população. Além disso, outro dado interessante é o de que o celular foi o equipamento de acesso à internet mais usado, estando presente em 97,2% dos domicílios com acesso à rede, sendo que em 38,6% das residências o equipamento móvel era o único utilizado.

Segundo Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, a transição do computador convencional para os dispositivos móveis é fruto do modo como o brasileiro usa a internet, majoritariamente atrás de entretenimento. Os únicos computadores que devem permanecer são aqueles usados para atividades específicas. Além disso, o professor também ressalta que não basta apenas dar acesso à população, mas também é preciso que a população tenha mais informações acerca da rede, e possa usufruir de um conteúdo que auxilie no dia a dia do indivíduo.

Para saber mais sobre os dados divulgados pelo IBGE  e mais informações sobre o comportamento do brasileiro nas redes, confira a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.