Livro propõe aproximar cidadão do Poder Legislativo municipal

Objetivo é entender algumas dimensões importantes sobre as relações políticas cotidianas nas cidades

 11/12/2018 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

Como entender melhor a política no cotidiano das cidades. O livro Poder Legislativo Municipal – Entender a política começa por aqui, dos autores Humberto Dantas, doutor e mestre em Ciência Política pela USP, e Bruno Souza da Silva, doutorando em Ciência Política na Unicamp e mestre em Ciências Sociais pela Unesp, promove uma provocação sobre o assunto. Propõe deixar de lado a política como algo mais amplo, tratando especificamente sobre o Poder Legislativo municipal: a Câmara Municipal. Para falar do assunto, o Jornal da USP no Ar conversou com um dos autores do livro e também professor da USP, Humberto Dantas.

De acordo com o professor Dantas, entender a Câmara Municipal é entender o poder que está mais próximo do cidadão. Uma vez que o cidadão compreende os mecanismos de funcionamento da Câmara de sua cidade, ele estabelece uma relação de proximidade com a política. “Se a gente considerar que existem cerca de 58 mil vereadores no Brasil, e que eles trabalham diretamente na lógica das cidades brasileiras, eles são os políticos mais às mãos dos eleitores” explica. E completa: “Precisamos alterar um pouco dessa cultura política para começarmos a transformar as outras esferas”.

Segundo ele, 85% das Câmaras Municipais do Brasil têm entre nove e 11 vereadores, e por isso são parlamentos considerados pequenos. Ele explica a diferença de lógica política entre esses pequenos parlamentos e os grandes parlamentos, como, por exemplo, a Câmara dos Deputados. O primeiro grande desafio para entender esse jogo é estar minimamente preparado, educado e consciente em relação à política e em relação ao que fazem os vereadores. “A base de sustentação de uma democracia é, de um lado, a participação e, de outra, a educação.” Esse é o objetivo do livro, que se encontra aberto a todos para consulta no site e pode ser baixado em PDF.

O livro conta não só com explicações de como funciona uma Câmara Municipal, mas também aborda a democracia e sua importância para o parlamento, além da descrição detalhada do sistema proporcional brasileiro de eleições, mecanismo que, segundo o professor Dantas, a população tem dificuldade de entender. Para isso, traz explicações em uma linguagem acessível. “A gente deseja simplificar ao máximo, sem ser simplório, para que as pessoas possam participar de maneira mais qualificada”, completa.

 

jorusp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.