Internet está abrindo espaço para um domínio corporativo

Gilson Schwartz aborda a entrada das grandes corporações da internet na educação

 16/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Gilson Schwartz aborda a entrada das grandes corporações da internet na educação, em especial nas universidades, e comenta sobre a privatização informacional dos principais sistemas educacionais e de pesquisa como um risco para a cidadania. Qual o futuro do conhecimento, da inovação e da criatividade sem uma esfera pública da comunicação?

No artigo publicado no dossiê Migrações Internacionais Contemporâneas, um grupo de pesquisadores alerta para os riscos da dominação de interesses corporativos sobre as infraestruturas informacionais da rede educacional brasileira. Universidades públicas, como a USP, tornaram-se parceiras da multinacional Google.

Para Schwartz, “a internet está dando espaço para um domínio corporativo que, além da dimensão do marketing, tem acesso a todas as nossas comunicações, pesquisas, criatividade que estão sendo analisadas pelos robôs e seres humanos que estão por trás dos robôs do Google”.

O site para acessar a pesquisa é http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320/pdf

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Iconomia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.