Faringe é o tema do “Anatomia Responde” 

Tecidos linfáticos ou de defesa são encontrados na faringe e auxiliam no combate a infecções  

 28/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:25
Por
Logo da Rádio USP

Na primeira edição do boletim Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli explica as principais características da faringe, órgão que também está relacionado ao sistema digestório. A faringe tem aproximadamente 12 centímetros e é localizada entre a base do crânio, superiormente, e a sexta vértebra cervical ou do pescoço, inferiormente, com posição anterior a essas vértebras.

Tirapelli diz que das três divisões que compõem o órgão, apenas a parte superior, ou seja, a nasofaringe, está relacionada exclusivamente à respiração, já a bucofaringe e a laringofaringe estão associadas ao sistema respiratório e digestório. Além disso, os tecidos linfáticos ou de defesa são encontrados internamente na faringe e auxiliam no combate a infecções que entram pelas cavidades orais e nasais. Esses tecidos são estruturas denominadas tonsilas, que, na faringite, aumentam de volume, produzindo anticorpos no combate às infecções, que entram pelas cavidades oral e nasal. As principais tonsilas são popularmente conhecidas como amígdalas e adenoide.

O boletim Anatomia Responde é produzido e apresentado pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Ouça acima a íntegra do boletim. 

Por: Júlia Gracioli

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.