Álvaro Moisés analisa o primeiro grande desafio do governo Temer

Segundo Álvaro Moisés, a sociedade brasileira está melhor preparada para cobrar do governo Temer sua posição em relação ao combate à corrupção

 24/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/04/2017 as 19:11

cab_jose_alvaro

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O governo interino de Michel Temer mal começou e já enfrenta seu primeiro grande desafio, a partir da revelação de diálogos comprometedores entre o então senador peemedebista Romero Jucá (agora licenciado do ministério do Planejamento) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.  A conversa entre os dois, revelada pelo jornal Folha de São Paulo, envolve a operação Lava Jato e uma série de desdobramentos do impeachment.

Para o cientista político José Álvaro Moisés, colunista da Rádio USP, o governo de Michel Temer está em um dilema que pode ser considerado sério. Ele observa que não faltaram advertências no sentido de que a nomeação de políticos denunciados ou investigados pela operação Lava Jato criariam impasses, possivelmente incorrigíveis, para o atual governo interino.

No entanto, para o colunista, nem tudo está perdido. Segundo ele, Temer pode aproveitar a oportunidade para esclarecer em definitivo a sua posição sobre a operação Lava Jato, sob risco de deixar espaço aberto para que os ataques – cada vez mais duros – dirigidos à legitimidade de seu governo aumentem.

Para Álvaro Moisés, a sociedade brasileira, após tantas experiências recentes, está mais preparada e tem o direito de saber, de modo inequívoco, a posição de Temer em relação ao combate à corrupção. Trocando em miúdos, trata-se de uma excelente oportunidade para o atual governo manobrar a situação a fim de mostrar, definitivamente, a que veio.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.