A diversidade entendida à luz da semiótica

Esta edição do “Diversidade em Ciência” trata da contribuição da semiótica para o entendimento das expressões das diversidades

 10/06/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Foto: Ben Felten/Flickr-CC

No Diversidade em Ciência (Rádio USP), Ricardo Alexino Ferreira conversa com o jornalista e semioticista Vinícius Romanini, professor do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP, sobre a contribuição da semiótica no entendimento das expressões das diversidades. Romanini  fala sobre os elementos simbólicos, icônicos, dentre outros, que possibilitam compreender a diversidade nos âmbitos sociais e culturais.

A semiótica vem do grego semeiotiké, (a arte dos sinais), sendo, por isso, considerada a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. “Ao desvelar esses sistemas de significação, é possível entender como os grupos sociais se relacionam com as diversidades e os estereótipos que são construídos ou desconstruídos no processo”, afirma Romanini, que também é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e autor dos livros Projeto Dique e Balaio de Grafos, entre outros.

Vinicius Romanini – Foto: Arquivo pessoal do entrevistado

Assim, ele irá responder algumas das questões: por que o arco-íris se tornou o símbolo do movimento gay? Por que são atribuídos rosa e azul a gêneros? Por que racistas animalizam os indivíduos negros?, dentre outras indagações.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.