USP sedia a terceira edição da Olimpíada Nacional de Direito Administrativo

Por João Otávio Paes de Barros, mestrando na Faculdade de Direito da USP

11/10/2023 - Publicado há 7 meses
João Otávio Paes de Barros – Foto: Arquivo pessoal

A 3ª Olimpíada Nacional de Direito Administrativo ocorreu no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, contando com 11 equipes de todo o País. Foi campeã a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nos dias 7 e 8 de outubro, a Universidade de São Paulo sediou a 3ª Olimpíada Nacional de Direito Administrativo, organizada pelo Laboratório de Governo da Faculdade de Direito da USP (LabGov/FDUSP) e pelo Laboratório de Regulação Econômica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ Reg). A fase presencial do evento, formada pelas etapas de quartas de final, semifinal e final, ocorreu no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e reuniu 11 equipes de diversos lugares do País.

As edições anteriores foram realizadas em 2019 e 2022 pelo UERJ Reg, extensão universitária coordenada pelo professor José Vicente Santos de Mendonça, no Rio de Janeiro, e contaram com a participação da USP como competidora. Segundo o coordenador do UERJ Reg, “as Olimpíadas vêm crescendo e ficando mais complexas a cada edição que passa, e fazer pela primeira vez fora do Rio foi um marco importante para a nacionalização da competição. Nosso objetivo é ter cada vez mais universidades participando”. Inclusive, a ideia de criação do LabGov/FDUSP surgiu a partir da equipe que representou a FD-USP na capital fluminense em 2022.

Nesta edição houve recorde de participantes, representando três das cinco regiões do País, incluindo locais distantes geograficamente, mas aproximados pelo espírito acadêmico. Estiveram neste final de semana na etapa presencial as seguintes equipes: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Direito da USP, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal de Santa Maria, Escola Superior Dom Helder Câmara, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV-RJ.

As bancas avaliadoras também representaram grande diversidade de instituições e contaram com grandes nomes do direito administrativo brasileiro, como o os professores Egon Bockmann Moreira (UFPR), Jacintho Arruda Câmara (PUC-SP), Gustavo Justino de Oliveira (FD-USP), Juliana Palma (FGV-SP), Patricia Sampaio (FGV-Rio) e os coordenadores do UERJ Reg e LagGov-FDUSP José Vicente Santos de Mendonça e Marcos Augusto Perez.

Após dois dias de competição, sagrou-se campeã a UFMG, ficando a FDRP-USP em segundo lugar. A PUC-PR alcançou o terceiro lugar, seguida pela equipe da FGV-SP.

Esta edição das Olimpíadas de Direito Administrativo se mostrou, com a participação de tantas pessoas, um espaço de intenso intercâmbio de cultura e de vivência, além de um ambiente de rica troca de conhecimentos jurídicos na área do Direito Administrativo.

Para o LabGov, uma extensão universitária ainda recente na FD-USP, o evento foi um momento de grande aprendizado. É o que relata Juliana Coelho, secretária-geral do LabGov: “Acredito que atingimos nosso objetivo de promover um espaço de integração entre estudantes de todo o Brasil, o que seria impossível sem o comprometimento de todas as equipes participantes e do apoio da gestão universitária na concretização do evento”.

De acordo com Thiago Marrara, professor de Direito Administrativo da FDRP-USP e treinador da equipe vice-campeã: “As Olimpíadas de Direito Administrativo têm se consolidado como um espaço saudável de criatividade, desafios, autodesenvolvimento e intensas trocas entre as equipes. Mais que uma competição, o evento desponta como um campo inovador para o aprendizado de habilidades essenciais frequentemente negligenciadas em salas de aula”.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)