Jornal da USP no Ar – Medicina #05: Pressão alta já é problema para 30% da população mundial

Sistema de saúde não está preparado para revolução da longevidade. A USP tem contribuído para a discussão deste tema e você vai conhecer um projeto sobre envelhecimento nos centros urbanos da América Latina e Caribe. E mais: pressão alta já afeta 30% de adultos no mundo. O jeito é prevenir: cardiologista diz que, além da medicação, 150 minutos de atividade física por semana são indispensáveis.

Por
 26/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:49
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no Ar - Medicina #05: Pressão alta já é problema para 30% da população mundial
/

Entre os anos de 2000 e 2016, a expectativa de vida global aumentou em 5,5 anos, de acordo com um relatório de estatísticas da Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, a expectativa de vida continua sendo fortemente afetada pela renda. O relatório analisa países em grupos de renda, conforme a classificação do Banco Mundial. Em países em que a renda é menor, a expectativa de vida é 18,1 anos mais baixa do que a de países mais ricos. Os dados mostram ainda que a expectativa de vida das mulheres é maior do que a dos homens em todo o mundo. O Jornal da USP no Ar conversou com a professora Marília Cristina Prado Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, para entender quais os desafios que a longevidade traz para o poder público.

Outro tema deste episódio:
Como prevenir as complicações da pressão alta? O tratamento é diário e para toda a vida e inclui não só medicamentos, mas também hábitos saudáveis de vida. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Luiz Aparecido Bortolotto, diretor da Unidade de Hipertensão Arterial do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, para entender melhor quais medidas são eficazes na prevenção e tratamento da hipertensão. A manutenção de hábitos saudáveis é fundamental para um “envelhecimento saudável” e prevenção da hipertensão. O professor conta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos de atividade física por semana. Ou melhor, 30 minutos de atividade física por dia, cinco dias por semana.

Não se esqueça, essas e outras entrevistas você acompanha de segunda a sexta, das 7h30 a 9h30 da manhã, na Rádio USP 93,7 em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming. Você pode baixar o podcast e ouvir a qualquer hora, acessando jornal.usp.br  ou utilizar seu agregador de podcasts preferido, no Spotify, iTunes e CastBox.

Apresentação e produção: Roxane Ré

Edição de Som: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.