Pesquisa Gefim norteará ações nas áreas de materiais e finanças

Neste ano, os docentes e funcionários receberam por e-mail uma mensagem para participar desta pesquisa, que tem como objetivo permitir a implantação de ações de melhoria dos serviços prestados pelas áreas de materiais e finanças.

18/02/2013 - Publicado há 11 anos

Os dados levantados na pesquisa também serão discutidos no próximo Encontro Gefim, em julho deste ano; além de servir para a criação de um planejamento de treinamento para aperfeiçoar as deficiências e necessidades apontadas

Neste ano, os docentes e funcionários da Universidade receberam por e-mail uma mensagem da Vice-Reitoria Executiva de Administração (VREA) para participar da pesquisa de satisfação da Comissão para Reestruturação dos Sistemas de Gestão Administrativa e Financeira (Comissão Gefim). O objetivo desta pesquisa é permitir a implantação de ações de melhoria dos serviços prestados pelas áreas de materiais e finanças da USP.

Esta pesquisa consiste em um questionário com perguntas nas áreas de: compras de produtos e serviços, almoxarifado; patrimônio; bolsas, auxílios e pagamento de pró-labore; importação; convênios; projetos (Pró-Reitorias da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, outros). O questionário é confidencial e sem necessidade de identificação da pessoa que respondeu, e as respostas individuais não serão reveladas.

A primeira fase da pesquisa começou em 15 de janeiro, quando os docentes receberam a mensagem. A segunda teve início no dia 4 deste mês, quando a mensagem foi enviada a todos os funcionários da Universidade. E a terceira está programada para começar até o final de fevereiro, quando somente os cerca de 1.200 funcionários da equipe de materiais e finanças da USP vão receber mensagem para responder sobre suas experiências de trabalho e as atividades desenvolvidas.

Avaliação 360 graus

Segundo a Comissão Gefim, a realização de uma pesquisa on-line tem a vantagem de alcançar mais rapidamente os 16.512 funcionários técnicos-administrativos e os 5.940 professores da Universidade, o que também facilita o preenchimento, a entrega e a tabulação dos dados – que deve ser concluída em maio, apesar da possibilidade de ser feita a qualquer momento com as informações que estiverem disponíveis.

“O resultado obtido com o questionário será uma ferramenta para nortear as ações administrativas na USP e servir também para subsidiar o evento do próximo encontro Gefim [Gestão Financeira de Materiais], no qual serão discutidas as questões levantadas na pesquisa”, explica um dos membros da Comissão Gefim desde o seu início, em 1996, Peter Greiner Junior, que é o diretor financeiro do Departamento Financeiro da VREA.

O presidente da Comissão Gefim, João Antonio Aparecido Salla, ressalta que “uma avaliação 360 graus como essa é importante, pois pode-se analisar o que os docentes, funcionários em geral e os da área de materiais e finanças da USP pensam a respeito, e fazer um contraponto sobre”, afirma Salla.

Ele adianta também que os dados levantados servirão de conteúdo para a Escola Técnica e de Gestão da USP – que apoiou a Comissão Gefim no desenvolvimento da pesquisa  – fazer “um planejamento de treinamento para aperfeiçoar as deficiências e necessidades apontadas na pesquisa”, diz Salla, que também é responsável pelo planejamento e gestão do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC).

Encontro

No mês de julho, em data ainda a ser definida, no campus da USP em Pirassununga, será realizado o 8º Encontro de Gestão Financeira de Materiais (Gefim) da USP, que acontece a cada dois anos desde 1997, com exceção do ano de 2011. O Gefim foi o primeiro encontro deste tipo na Instituição, servindo como modelo para a criação dos Encontros de Gestão de Integração dos Dirigentes (Geindi), Gestão de Informática (Geinfo), e o Encontro de Gestão de Comunicação da USP (Gecom), por exemplo.

A Comissão Gefim é formada por membros de vários Órgãos e Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, como a VREA, Procuradoria-Geral; Superintendência de Comunicação Social; Prefeitura do Campus de São Carlos e do Campus de Pirassununga; Escola Politécnica; Escola de Engenharia de Lorena; Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Faculdade de Odontologia de Bauru; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais; Instituto de Ciências Matemáticas e Computação; Instituto de Eletrotécnica e Energia; Instituto de Química.

Clique no link da pesquisa para acessar o questionário, no qual é preciso usar a senha única USP para efetuar o login.

Para mais informações sobre esta pesquisa, o e-mail é: gefim@usp.br