USP lança Programa de Pré-Iniciação Científica

25/09/2008 - Publicado há 16 anos

No próximo dia 26 de setembro (sexta-feira), a Universidade de São Paulo (USP) promoverá a cerimônia de lançamento do Programa de Pré-Iniciação Científica, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação.

O programa possibilitará a alunos de escolas públicas do primeiro e do segundo ano do ensino médio, com idade entre 15 e 18 anos, a oportunidade de conviver, nos laboratórios e junto a grupos de pesquisa da Universidade, com os procedimentos e as metodologias adotadas na pesquisa científica de todas as áreas do conhecimento.

A partir do dia 6 de outubro, os 380 alunos selecionados para participar do programa dedicarão oito horas semanais, durante o período letivo, para o desenvolvimento de atividades científicas e, nas férias e em períodos de recesso escolar, 16 horas por semana. A seleção foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação e teve como critério o desempenho escolar dos estudantes.

Esses alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 150 mensais durante um ano e atuarão em 160 projetos de pesquisa de 35 Unidades da Universidade nas cidades de São Paulo, Lorena, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos, sob a supervisão de 266 pesquisadores da USP e de 63 professores de suas escolas de origem. Estes últimos também receberão uma bolsa no valor de R$ 150 mensais cada um para a realização das atividades.

A cerimônia de lançamento do Programa de Pré-Iniciação Científica será realizada às 14h, no auditório FEA-5, localizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo).

Contatos para a imprensa:

Mais informações sobre o Programa de Pré-Iniciação Científica da USP podem ser obtidas com o professor Pedro Bombonato, coordenador do projeto, através do telefone 11 3091-3548 ou e-mail bombonat@usp.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação, através dos telefones 11 3218-2020 e 11 3218-2062.