Brasil está na posição de número 79 do IDH da ONU

Criado pelas Nações Unidas, nosso país está no grupo intermediário do índice, ao lado de México e Azerbaijão

 29/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 13/04/2017 as 13:56

cab_dallari

Logo da Rádio USP

.

Grande questão ética do Brasil é superar a miséria e a desigualdade – Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), criado pela ONU e divulgado anualmente, é um sólido índice que combina três fatores: expectativa de vida ao nascer, acesso ao conhecimento e padrão de vida. “Se fôssemos transformar os números num torneio, estaríamos muito mal classificados, pois de dados disponibilizados de 188 países, a colocação do Brasil é a 79ª, ao lado de México, Líbano, Azerbaijão  e Bósnia-Herzegovina”, sendo que Líbano e Bósnia-Herzegovina vêm de uma guerra civil.

Saiba quem são os primeiros colocados e ainda aqueles que estão no pé da lista, acompanhando no áudio acima o comentário do colunista Pedro Dallari, que faz uma análise oportuna a respeito do País nesse ranking.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.