Zuza Homem de Mello estreia programa na Rádio USP nesta sexta

Com irreverência, o apresentador vai discutir e tocar música brasileira no “Playlist do Zuza”, sempre às sextas-feiras, às 17 horas

 23/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/09/2018 as 13:48
Por
Zuza Homem de Melo na Rádio Usp - Foto: Cecília Bastos/USP Imagem
Zuza Homem de Mello na Rádio USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
A partir do dia 24 de março, o radialista e crítico musical Zuza Homem de Mello apresentará o Playlist do Zuza na Rádio USP (93.7 FM), todas as sextas-feiras, às 17h. O programa também será transmitido pela Rádio USP Ribeirão (107.9 FM) e, a partir das 22h, estará no ar da Rádio MEC (99.3 FM), no Rio de Janeiro. Ele também poderá ser ouvido pela Internet, na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, parceiro do programa.

Sem se apegar a temas ou gêneros musicais, o Playlist do Zuza discutirá a música popular brasileira com base na experiência de mais de seis décadas de carreira do apresentador. “A preparação do programa vem daquilo que eu ouço. Em 60 anos, imagina quanta música tem nesta cabeça. Uma imensidão”, brinca Zuza.

Para o comentarista, o diferencial do Playlist está na sua flexibilidade, capaz de incorporar a diversidade da música popular brasileira em sua programação. “A grande marca desse programa é exatamente essa ‘salada’, que não tem gênero nem tem preferência por nada. Nessas condições, o que acaba chamando atenção das pessoas é a surpresa, porque, depois de uma música lenta, como uma valsa, de repente vem algo atual, como o reggae, que não tem nada a ver com aquilo que estava tocando antes. Pode entrar tanto um samba da pesada quanto uma música instrumental de solo de piano”, explica Zuza. “Esse programa é um zigue-zague, e é isso que eu acredito que possa fazer a diferença entre o que se toca nas rádios.”

O Playlist do Zuza conserva a personalidade irreverente e espontânea do apresentador, que já atuou de diversas formas na indústria da música. Sua relação com o rádio começou aos 11 anos, como ouvinte, e só a partir da década de 1970 conseguiu se dedicar mais à profissão de radialista, com o Programa do Zuza — Para quem tem música nas veias. Antes disso, nos anos 50, Zuza foi contrabaixista, colunista e crítico de jornais e de revistas. Na década de 1960, produziu programas para a TV Record e, nos anos seguintes, atuou como produtor de festivais e discos.
.

.espaco 

.
Organizou o Festival de Verão do Guarujá, que teve a participação de artistas como Luiz Gonzaga, Raul Seixas e Djavan, e três edições do Festival Carrefour. Foi convidado para festivais internacionais nos Estados Unidos e na Europa, da França à Suíça. Produziu os shows de Milton Nascimento no Japão, em 1988, e diversos discos com nomes consagrados da MPB, como Elis Regina e Orlando Silva. Também lançou o livro Música Popular Brasileira — Período da Bossa Nova aos Festivais (Edusp, 1976) e coordenou a Enciclopédia da Música Brasileira (Publifolha, 2000).

Segundo o radialista, o que mudou dos seus primeiros anos de rádio até seu mais novo programa foram o seu traquejo e seu repertório, que aumentaram com os anos de trabalho. Além disso, Zuza acompanhou a mudança da transmissão de ondas AM para FM nas rádios, que, segundo ele, fez uma grande diferença na experiência do ouvinte que o acompanha até hoje. Para interagir com a programação, a audiência pode enviar e-mail para ouvinte@usp.br.

Após décadas de experiência, Zuza avalia que hoje faltam apresentadores que tenham noção de ritmo de programação nas rádios e que dominem o assunto sobre o qual comentam. “As pessoas se habituaram a ouvir música sem ouvir. E o Playlist do Zuza tem essa ideia, ele procura chamar as pessoas para ouvirem música. Não adianta deixá-la como fundo musical, enquanto a pessoa está fazendo alguma outra coisa. Ela deve estar ouvindo aquilo”, critica. “O apresentador precisa estar presente enquanto a música está tocando, ou ter conhecimento do que vai ser tocado, senão ele não participa do próprio programa.”

Ouça no link abaixo entrevista de Zuza Homem de Mello no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), que foi ao ar no dia 22 de março, sobre o Playlist do Zuza.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.