“Manhã com Bach” traz cantata que homenageia professor de Direito

Obra foi encomendada em 1725 pelos estudantes da Universidade de Leipzig

27/04/2019 - Publicado há 5 anos

Datada de 1725, a cantata Zerreißet, zersprenget, zertrümmert die Gruft, “Derrubai, dissipai e rompei a sepultura” (BWV 205), de Johann Sebastian Bach (1685-1750), foi encomendada ao compositor pelos estudantes da Universidade de Leipzig, que queriam prestar uma homenagem ao professor de Direito August Friedrich Müller. A obra foi apresentada no dia 3 de agosto daquele ano, possivelmente como uma serenata estudantil em frente à casa do professor, em Leipzig.

A cantata foi uma das atrações do programa Manhã com Bach transmitido nos dias 27 e 28 de abril de 2019, pela Rádio USP (93,7 MHz). O programa exibiu também o prelúdio coral para órgão Wachet auf, ruft uns die Stimme, “Despertai, a voz nos chama” (BWV 645).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O texto da cantata apresentada no programa é do poeta alemão Christian Friedrich Henrici (1700-1764), conhecido como Picander. Ele introduz personagens da mitologia greco-romana no contexto da homenagem ao professor de Leipzig.

De acordo com o texto, a deusa Palas Atena e as musas começam os preparativos para a festa em homenagem ao professor. Só que o deus dos ventos, Éolo, já despertou as tormentas de outono e anuncia alegremente a chegada da tempestade. Zéfiro, deus das suaves brisas de verão, e Pomona, deusa dos frutos, apelam para que Éolo contenha a tempestade, para que não atrapalhe a festa em honra do professor. Mas é Palas Atena que consegue convencer o deus dos ventos a temporariamente não perturbar a calmaria da estação. Contente por ter conseguido evitar a tempestade que arruinaria a festa, Palas Atena cita o nome do professor – “Prepararei o banquete para o meu Augusto”, diz ela – e alegremente convida a todos para a homenagem.

Manhã com Bach vai ao ar aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, pela Rádio USP.