USP celebra o Dia Internacional da Mulher com atividades culturais

Iniciativa é do Escritório USP Mulheres, com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e unidades

07/03/2017 - Publicado há 7 anos
2017 03 07 Campanha dia das mulheres
Cartaz das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – Foto: Reprodução

Durante o mês de março, o Escritório USP Mulheres promove o Dia Internacional das Mulheres com Arte, uma série de atividades culturais promovidas em todos os campi da Universidade e que contam com a parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e das unidades de ensino e pesquisa da USP. Confira a programação completa neste link.

O evento é inspirado na Semana de Arte HeForShe, da ONU Mulheres – instituição das Nações Unidas dedicada a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres.

“Essa é uma oportunidade para discutir as questões relacionadas à violência contra a mulher, à luta pela igualdade de gêneros e a necessidade de se mudar uma cultura que diferencia homens e mulheres. Por exemplo, há, na própria escolha das profissões, uma clara predominância masculina em alguns cursos e feminina em outros. Isso deve ser mudado para aproveitarmos melhor os talentos originais da pessoa, independentemente do gênero. A Universidade luta para que as mulheres tenham os seus direitos respeitados”, explica a coordenadora do Escritório USP Mulheres, Eva Alterman Blay.

Grafite

Um dos destaques da programação é a performance das grafiteiras Ju Violeta e Mag Magrela, que farão um painel nas paredes externas do Espaço das Artes (antiga sede do MAC), na Cidade Universitária. As artistas foram convidadas pelo ONU Mulheres Brasil, e a inauguração da obra será no dia 8 de março, às 15 horas, com a presença da representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

Haverá também palestras, filmes, peças teatrais, shows, exposições, workshops de artesanato e cosméticos, entre outras atividades. A programação completa do Dia Internacional da Mulher com Arte pode ser conferida na página do Escritório USP Mulheres. No site também está disponível uma lista de filmes que abordam o universo feminino e o artigo intitulado 8 de Março: Conquistas e Controvérsias, publicado pela professora Eva Blay na Revista Estudos Feministas.

Embora a maior parte da programação esteja concentrada na semana do dia 8 de março – em concomitância à Semana de Recepção aos Calouros, que será realizada entre os dias 6 e 10 de março –, as atividades devem ocorrer durante todo o mês.

No dia 20, haverá a apresentação do grupo Samba das Meninas, às 18 horas, em local a ser definido; e, no dia 22, às 17 horas, na Casa da Cultura Japonesa, acontecerá uma mesa-redonda para discutir a violação dos direitos humanos no cotidiano das alunas da Universidade. O debate contará com a presença do professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Antonio Almeida Junior, e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Rede Não Cala e de coletivos feministas.

O Escritório também desenvolveu, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, um banner que deverá ser enviado por e-mail a todos os docentes da USP, com a sugestão de que seja projetado durante suas aulas no dia 8 de março.

USP Mulheres

A semana é mais uma das ações do Escritório USP Mulheres, iniciativa criada pela Universidade para integrar o movimento ElesPorElas [HeForShe], desenvolvido pela ONU Mulheres. A USP foi uma das dez universidades mundiais escolhidas para fazer parte desse movimento, sendo a única universidade latino-americana selecionada.

Sediado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, o Escritório USP Mulheres é responsável pela coordenação do relacionamento entre a Administração da Universidade e a comunidade universitária e pela proposição e implementação de iniciativas e projetos voltados para a igualdade de gêneros.