Em mostra cultural, desenhos retratam vida de crianças moradoras de ocupações

Imagens compõem livro produzido por professora da USP, que reúne desenhos de crianças para discutir formas de ocupação e acesso à moradia

19/10/2023 - Publicado há 9 meses
Exposição é baseada em desenhos retirados do e-book "Desenhar e Ocupar: Crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia" - Imagem: Reprodução/Acervo Pessoal da Autora

Baseada no e-book Desenhar e Ocupar: Crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia, estreia no dia 21 de outubro, a partir das 14 horas, uma exposição com 65 desenhos feitos por crianças moradoras dessas ocupações. A mostra cultural apresenta a perspectiva infantil sobre as ocupações paulistanas onde vivem. Além da mostra dos desenhos, haverá um bate-papo com a autora do livro e entrega de volumes impressos. A exposição segue aberta até 28 de outubro, na Ocupação Mauá.

De autoria da professora Márcia Aparecida Gobbi, da Faculdade de Educação (FE) da USP, a publicação também apresenta 56 fotografias dos pequenos cidadãos brincando ou desenhando. A obra está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, no link

+ Mais

Desenhos de crianças registram cotidiano e aspirações em ocupações paulistanas

A exposição recebe desenhos feitos por bebês de 1 ano até crianças de 11 anos, que dialogam entre si. Márcia acredita que essas produções são uma importante fonte documental que ajuda a transmitir os sentimentos das crianças. Elas, segundo a professora, passam a compreender, desde bebês, as amarguras da desigualdade social. “Seguramente, as lutas e vivências impactam as crianças, que passam a compor os movimentos sociais, ao mesmo tempo em que também aprendem e produzem suas vidas em relações de caráter solidário e comunitário com as demais crianças e pessoas adultas”, afirma.

A produção é resultado do projeto de pesquisa Crianças e Mulheres em Luta por Moradia: Na Lida Cotidiana, as Escolas Frequentadas e Representadas, que Márcia realizou entre 2018 e 2020, como participante do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A professora teve colaboração de estudantes de graduação, mestrado, doutorado e do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP, além de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que desenvolvem metodologias a partir da visão de mundo das crianças.

Desenhos apresentam a perspectiva das crianças, diante de suas vivências nas ocupações, e pedem paz e amor - Imagem: Reprodução/Acervo Pessoal da Autora/”Desenhar e Ocupar: Crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia” (2019)

Além disso, a professora destaca o aprendizado obtido através do contato com as crianças. “Elas nos impactam, nos ensinam a considerar a cegueira em que muitas vezes nos encontramos e que nos leva a selecionar ou a não enxergar mesmo as condições sociais e econômicas em que estamos vivendo. Isso é grave. E as crianças em seus gestos, suas falas, suas brincadeiras e seus desenhos nos tocam e nos afetam a pensar com e sobre elas. Sobre a infância”, ressalta Márcia.

Segundo a autora, a obra “não traz respostas objetivas a todos os questionamentos possíveis sobre o que é vivenciado e protagonizado” nas ocupações. O objetivo é provocar reflexões a partir dos desenhos elaborados pelas crianças no espaço urbano e na luta por moradias. “São histórias visíveis que mostram clipes da vida cotidiana, pensamentos, expectativas, desejos, histórias e condições pessoais e muito mais”, afirma Márcia.

Serviço:

Exposição de desenhos retirados do e-book Desenhar e Ocupar: Crianças na Mauá, Ipiranga e Prestes Maia

A partir das 14 horas, do dia 21 de outubro até o dia 28 de outubro

Na Ocupação Mauá, localizada na Rua Mauá, 340, São Paulo

*Estagiária sob orientação de Tabita Said. Com informações de Mauro Bellesa, da Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP