Simpósio que discute ideias para o futuro do Brasil promove terceiro encontro

Evento terá como palestrantes o ex-governador Paulo Hartung e o professor da FGV Fernando Abrucio

 Publicado: 07/10/2021
Por

Promover uma discussão ampla, sob a perspectiva de várias personalidades e pesquisadores ligados a diversas áreas do conhecimento, a respeito do país que se quer construir em um futuro próximo, tem sido a proposta do simpósio Construindo o Brasil do Amanhã. Em seu terceiro evento, que será realizado no dia 5 de outubro, a partir das 17h, de forma on-line, o evento trará para uma conversa o economista e ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung e o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Fernando Luiz Abrucio.

O evento será transmitido pelo canal do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá emissão de certificado para os inscritos que preencherem um formulário disponibilizado no chat durante a transmissão.

Além de exporem suas ideias, Hartung e Abrucio serão sabatinados pelo coordenador do Lepes, Daniel dos Santos; pelo titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP, Mozart Neves Ramos; pelo coordenador do IEA-RP, Antônio José da Costa Filho; pelo superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; pela gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Monica Pinto e pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia. A mediação é da presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães Castro.

O simpósio Construindo o Brasil do Amanhã é uma realização da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), ambos sediados na USP em Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Unibanco. O evento tem o apoio da Plataforma Educação.

Mais informações sobre o evento: catedraiearp@usp.br 

Sobre os palestrantes

Paulo Hartung é economista pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Vitória (ES), diretor de Desenvolvimento Regional e Social do BNDES, senador e governador do Espírito Santo por três mandatos.

Fernando Luiz Abrucio tem graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciência Política, todos pela USP. É professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas desde 1995 e coordenador da linha de pesquisa em Educação do Centro de Administração Pública e Governo (Ceapg Eaesp). Pesquisa temas nas áreas de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação, às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e Gestão Pública.

Maria Helena Guimarães Castro possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Unicamp e Especialização em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade de Grenoble. Foi professora da Unicamp, presidente do Inep, secretária de Educação do Estado de São Paulo e presidente da Undime. Atualmente, além de presidente do Conselho Nacional de Educação, é presidente da Associação Nacional de Avaliação Educacional (Abave) e embaixadora do Pisa para escolas no Brasil.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.