A vegetação da cidade de São Paulo vai além do padrão estético

As árvores fazem parte de nossa vida e saúde, mas precisam de cuidados e tratamento

 13/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 18:26

Ouça a coluna “Saúde e Meio Ambiente”, com o professor Paulo Saldiva e a repórter Cinderela Caldeira:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na coluna desta semana, o professor Paulo Saldiva fala sobre as árvores na cidade de São Paulo, e do prazer de ver e sentir os efeitos da vegetação nas ruas. Segundo Saldiva além das funções estéticas, as árvores promovem saúde através da regulação do clima, permitindo maior drenagem no solo, evitando as inundações.

O problema das árvores da cidade é que foram plantadas e esquecidas. Nos últimos 50 anos, nada foi feito em termos de manutenção e tratamento; nesse sentido é fundamental manter as árvores existentes, e que saibamos caracterizar aquelas que estão em risco de cair com as chuvas, identificando o estado dos troncos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.