Encontro na USP debaterá as dimensões dos afrofuturismos

O evento “Como Será o Amanhã”: Afrofuturismos e a Redescoberta dos Quilombos e das Cidades como Laboratórios de Experimentação Cultural e Criativa acontecerá no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP,nos formatos presencial e on-line

 27/06/2023 - Publicado há 1 ano

Foto: Reprodução/Youtube

Texto: Cláudia Regina, da Divisão de Comunicação do IEA USP

Nesta quarta-feira, dia 28, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove o debate “Como Será o Amanhã”: Afrofuturismos e a Redescoberta dos Quilombos e das Cidades como Laboratórios de Experimentação Cultural e Criativa. O evento, público e gratuito, será na forma presencial, na sala Alfredo Bosi, do IEA, e também virtual, pelo site do Instituto. Não haverá a necessidade de inscrições prévias. O encontro é promovido pelo Eixo Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos, do IEA USP, em seu  V Fórum Permanente de Cultura e Artes (ProETUSP). 

De acordo com professor Victor Hugo Neves de Oliveira, que é um dos organizadores do encontro, o debate tem como  principal objetivo compreender quais são as estratégias que artistas pretos e pretas têm elaborado para imaginar novas possibilidades de futuro. “Nesse  momento, portanto, desejamos refletir os modos por meio dos quais as capacidades criativas dos artistas de ascendência africana devem ser protegidas e  salvaguardadas por meio das políticas públicas”, descreve.

Victor Hugo Neves de Oliveira é professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, bolsista de pós-doutorado no Eixo Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos do IEA USP. Ele conta que o Programa Eixos Temáticos é uma iniciativa da Reitoria da USP que visa aproximar a universidade dos demais  segmentos da sociedade. O Programa é composto por onze eixos: Agricultura e Pecuária, Cidades, Combate às Desigualdades, Cultura e Artes, Democracia,  Educação, Economia, Energia, Indústria, Meio Ambiente e Saúde. 

Desde outubro de 2022, tenho atuado como bolsista de pós-doutorado no Eixo Cultura e Artes, sob a supervisão direta da professora Lucia Maciel Barbosa de Oliveira e do professor Martin Grossman”, complementa.

Convidados
Dentre as convidadas e convidados dessa edição, pessoas que vêm rompendo com as estruturas opressivas que têm perpetuado a exclusão e a marginalização das pessoas pretas e têm buscado novas formas de imaginar a organização da vida: Daisy Serena, Eric Paiva, Luiz Mauricio Azevedo, Toni Baptiste, Waldson Souza.

Confira a programação

Às 14h30 – Abertura:

Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA-IEA/USP)

Martin Grossmann (ECA-IEA/USP)

Victor Hugo Neves de Oliveira (IEA/USP)

Às 14h40 – Palestrantes:

Daisy Serena (IMS)

Eric Paiva (Especialista em Ficção Especulativa)

Luiz Mauricio Azevedo (UFRGS)

Toni Baptiste (Artista Multimídia, Pesquisador e Produtor Cultural)

Waldson Souza (UnB)

Mediação: Rosenilton Silva de Oliveira (FE/USP)

Às 17h30 – Encerramento:

Rosenilton Silva de Oliveira (FE/USP)

Serviço

“Como Será o Amanhã”: Afrofuturismos e a Redescoberta dos Quilombos e das Cidades como Laboratórios de Experimentação Cultural e Criativa
Nesta quarta-feira, 28 de junho, das 14h30 às 17h30, na Sala Alfredo Bosi do IEA e pelo modo online por intermédio do Site do IEA.

Organização: Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado (Projetos Especiais)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.