Reitor participa de conferência com vice-presidente do Google no Instituto de Estudos Avançados

A palestra, ministrada por Prabhakar Raghavan, teve como tema “Mecanismos de Busca e Sociedade: Qualidade da Informação e Potencial da Inteligência Artificial”

23/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 25/08/2023 as 10:26
A conferência de Prabhakar Raghavan foi promovida no auditório Istvan Jancsó, no Espaço Brasiliana – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou, no dia 22 de agosto, da conferência “Mecanismos de Busca e Sociedade: Qualidade da Informação e Potencial da Inteligência Artificial”, ministrada pelo vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan. O evento foi promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME), no auditório Istvan Jancsó, no Espaço Brasiliana, em São Paulo.

Raghavan é um dos principais tecnólogos do mundo e tem mais de 20 anos de experiência em algoritmos de busca, pesquisa na web e bancos de dados.

Além do reitor, a abertura do evento contou com a presença da diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e professora da Escola Politécnica (Poli), Liedi Bernucci; da vice-diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes; e do presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação do IME, Alfredo Goldman.

Em sua fala, o reitor destacou a importância das ferramentas de tecnologia da informação para a educação e citou as iniciativas da USP no que se refere às modificações nos currículos dos cursos de graduação para incorporar essas ferramentas e “tornar o ensino mais atrativo para os estudantes e mais compatível com as demandas da sociedade”. “O Google é um parceiro importante para a Universidade e estamos abertos para fortalecer e tornar essa parceria mais sólida”, disse Carlotti.

Na conferência, Raghavan destacou que, atualmente, há uma estagnação da web e a maioria dos usuários passa mais tempo “navegando” em aplicativos, o que ele chama de “jardim murado” (walled garden) da internet. Para ele, essa estagnação se deve à maior facilidade de inclusão de conteúdo nos aplicativos e o maior desafio para manter o conteúdo da web relevante para a sociedade é encontrar o equilíbrio entre os interesses dos anunciantes e a preservação da individualidade dos usuários dos mecanismos de busca.

(Da esq. p/dir.) O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; a vice-diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes; a diretora-presidente do IPT e professora da Poli, Liedi Bernucci; e o presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação do IME, Alfredo Goldman – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Raghavan afirmou, ainda, que o Google tem se empenhado em diversas frentes para melhorar o acesso às informações e tentar garantir que elas tenham a qualidade desejável. Isso inclui ações como o aprimoramento dos sistemas de tradução de conteúdo em inglês para outras línguas. O vice-presidente do Google ressaltou, também, a importância da melhoria do letramento digital dos usuários.

Outro ponto abordado durante a conferência foi a aplicação de ferramentas de inteligência artificial nas buscas e as iniciativas do Google para lidar com a desinformação. Este ano, a empresa lançou o Bard, um chatbot [software baseado em inteligência artificial capaz de manter uma conversa em tempo real por texto ou por voz] aberto aos usuários brasileiros.

Raghavan encerrou sua conferência comentando recursos do Google que contribuem com a sustentabilidade. Em muitos países, as rotas indicadas pelo Google Maps, por exemplo, levam em consideração qual é o percurso que resultará na menor quantidade de emissão de gases do efeito estufa de acordo com o meio de transporte utilizado.

(Com informações da Divisão de Comunicação do IEA)