Pesquisa busca voluntários para treinamento de leitura da fala em português brasileiro

A inscrição e a participação são de forma remota e o estudo quer ampliar as pesquisas em percepção visual da fala em português brasileiro e elaborar vídeos de auxílio ao treinamento de leitura labial nesta língua

 15/10/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/12/2022 as 13:13
Por
Foto: Divulgação

Pesquisadores do Laboratório de Psicofísica e Percepção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP precisam de voluntários para estudo sobre a percepção visual da fala em português brasileiro. Para participar, os voluntários devem preencher o formulário disponível on-line neste link.

Após preencher o formulário, o participante assistirá a vídeos sem som com uma pessoa falando em português brasileiro e, posteriormente, deverá escolher uma palavra escrita entre quatro palavras disponíveis que corresponde ao movimento labial mostrado no vídeo. Essa tarefa se repetirá por várias vezes durante a sessão com diferentes palavras.

Os responsáveis pela pesquisa são a mestranda Fernanda de Barros Vidal e o professor Sérgio S. Fukusima, orientador do estudo. O estudo Leitura da Fala do Português Brasileiro: Elaboração de Vídeos para Treinamento tem como objetivo ampliar as pesquisas em percepção visual da fala em português brasileiro, compreender aspectos sobre a leitura da fala neste idioma e elaborar vídeos de auxílio ao treinamento de leitura labial nesta língua. Os resultados da pesquisa serão utilizados para desenvolver uma base de arquivos de vídeo para treinamento de leitura da fala em português brasileiro.

Mais informações: fernanda.barrosv@usp.br e fukusima@ffclrp.usp.br

Para participar da pesquisa, clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.