Estudo de psicologia precisa de voluntários com sobrepeso

Estudo deseja produzir tecnologia comportamental para prevenção e tratamento de transtornos alimentares e obesidade

 01/04/2019 - Publicado há 5 anos
Pessoas com dificuldade em controlar o peso podem participar da pesquisa – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, recruta voluntários com dificuldades de alimentação e problemas de controle do peso, para participarem do projeto de pesquisa da mestranda Aline Maués, coordenado pela professora Miriam Garcia-Mijares e orientado pela doutora Liane Dahás Jorge de Souza. O estudo é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental e ao Laboratório de Investigações Comportamentais (Labic).

A proposta da pesquisa é produzir tecnologia comportamental para prevenção e tratamento de transtornos alimentares e obesidade, visando à promoção de perda de peso a partir da redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

A participação no estudo consiste em comparecer pessoalmente a quatro encontros no laboratório no período de uma semana, onde os participantes serão expostos a uma tarefa comportamental e deverão preencher algumas escalas e questionários. Após um mês, é realizada uma nova sessão de manutenção da tarefa.

Para participar, as pessoas devem ter a partir de 18 anos e apresentar obesidade ou sobrepeso – com IMC maior que 30 kg/m² e entre 25 e 30 kg/m², respectivamente -, além de alguma dificuldade no controle da alimentação. Os interessados podem entrar em contato com a psicóloga Aline Maués pelo telefone (11) 96426-8595, por WhatsApp pelo (91) 98265-9579 ou pelo e-mail controlealimentarusp@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.