Boletim leva conhecimento sobre astronomia para estudantes do ensino básico

Publicação gratuita do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas trata de temas atuais da astronomia em forma de notícia

23/08/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Freepik

Disponível para download na internet, a nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas dá destaque para as contribuições do gênio Galileu Galilei, autor de uma série de descobertas que colocaram as ideias aristotélicas em dúvida e deram origem a uma nova era da astronomia.

Entre as descobertas do cientista, a publicação explica sobre os 79 satélites de Júpiter, a maioria deles com órbitas irregulares, e trata das crateras e montanhas da Lua, percebidas por Galileu em 1609. A publicação ainda ensina sobre as manchas solares desenhadas por ele e as fases de Vênus.

O boletim é produzido mensalmente por estudantes da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), todos atuando com a coordenação de Ramachrisna Teixeira e colaboração de Roberto Boczko, ambos professores do IAG. O objetivo é divulgar de forma interessante e fácil de entender os conhecimentos da astronomia para estudantes do ensino básico e público em geral. Além do formato diferente dos materiais didáticos, o boletim traz questões atuais em forma de notícias que podem ajudar a inovar nas aulas de ciências.

As edições anteriores do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais via e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão.

Faça download da última edição do boletim neste link.

Mais informações sobre o Dia e Noite com as Estrelas estão disponíveis no Facebook, Twitter ou no Instagram.