Boletim apresenta temas atuais da astronomia em forma de notícia

“Dia e Noite com as Estrelas”, produzido por alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ensina astronomia e ajuda a inovar nas aulas de ciências

24/05/2021 - Publicado há 3 anos
Nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas destaca a presença de oxigênio em Marte – Arte sobre foto / Freepik

Entender como a Nasa foi capaz de produzir localmente oxigênio em Marte, a detecção do possível menor buraco negro e a existência de planetas habitáveis na nossa galáxia são alguns dos destaques da última edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas, publicação voltada para divulgar de forma interessante e fácil de entender os conhecimentos da astronomia aos estudantes do ensino básico e público em geral. A edição on-line pode ser conferida neste link.

O boletim, que traz questões atuais em forma de notícias que podem ajudar a inovar nas aulas de ciências, é produzido mensalmente por estudantes da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), todos atuando com a coordenação de Ramachrisna Teixeira e colaboração de Roberto Boczko, ambos professores do IAG. O projeto ainda tem parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Outros assuntos abordados na edição de maio são a astrofotografia, que usa câmeras digitais muito sensíveis para traçar um “mapa do céu”, e as reflexões do professor Luiz Barco sobre como complicados conceitos matemáticos podem ser realizados a partir de formas como a elipse, indicador da trajetória de muitos astros celestes.

Para receber as edições mensais do boletim por e-mail ou WhatsApp, basta enviar uma mensagem para contatodncestrelas@gmail.com. Para acessar todas as edições, clique aqui.

Confira mais informações sobre o boletim Dia e Noite com as Estrelas nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter

Confira o vídeo de apresentação do boletim: