O que é possível enxergar no céu de primavera? Boletim traz novidades da astronomia

Produzido por alunos da USP, boletim “Dia e Noite com as Estrelas” conta com fatos inéditos do universo astronômico; legados da astronomia e pluralidade de saberes também são pautas do boletim digital

28/09/2022 - Publicado há 2 anos
Nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas trata de temas atuais da Astronomia – Arte sobre foto/DNCE

Começou a primavera. Junto com a mudança de estação, chegou a nova edição do boletim
Dia e Noite com as Estrelas (DNCE), realizado por estudantes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), todos da USP. O projeto comemora mais um ano de trabalho na missão de difundir o conhecimento astronômico, e, para celebrar a data, evoca o legado do cientista Johannes Kepler e outras novidades celestiais. O conteúdo é gratuito e está disponível para download no site do IAG neste link

A captação das primeiras imagens do exoplaneta Super-Júpiter pelo telescópio espacial James Webb Space Telescope (JWST) é a notícia da vez. Dentre as inovações do universo astronômico, o DNCE também compartilha curiosidades sobre os balões estratosféricos, que são uma alternativa para uma melhor obtenção de informações astronômicas.

Outra pauta do boletim é o céu visível. Na primavera, o que será possível enxergar lá em cima? Saturno, Júpiter, Marte e Mercúrio são os planetas do sistema solar que poderão ser vistos a olho nu pelos habitantes da Terra. O DNCE explica quais os melhores dias e horários para observar estes planetas no espaço.

Mas a astronomia não está restrita aos corpos celestes; ela também se conecta com a vida material aqui na Terra. O projeto do IAG propõe essa reflexão ao ressaltar o papel da astronomia no processo de legitimação constitucional de diferentes povos, como por meio da arqueoastronomia e da etnoastronomia. No marco do bicentenário da Independência do Brasil, o núcleo de astronomia da USP também reafirma a importância da pluralidade de manifestações culturais presentes no País.

“É preciso mais do que apenas a consagração do céu republicano na bandeira, mais do que os enormes esforços em pesquisas pioneiras realizadas nas universidades. Lembrando o professor Germano Afonso, devemos nos encontrar nesse lugar comum de nossos povos que são os céus do Brasil”, destaca Lucas Melani Rocha Volpe, na seção Astronomia Brasileira do Dia e Noite com as Estrelas

Aos curiosos pelo universo astronômico, o DNCE está disponível gratuitamente para leitura e pode ser conferido clicando aqui. Para receber os boletins, basta se inscrever na mailing list do núcleo, por meio deste link. O projeto também convida o público para o Noite com as Estrelas, evento gratuito de observação noturna dos céus que ocorrerá no Observatório Abrahão de Moraes, localizado em Valinhos, nos dias 7, 8 e 9 de outubro.