Programa de astronomia da USP leva palestras animadas para escolas

Atendimento astronômico virtual conta com vídeos e sessão de dúvidas ao vivo para estudantes do ensino fundamental e médio; agendamento deve ser feito por professores ou coordenadores

15/07/2022 - Publicado há 2 anos
Palestras animadas ensinam astronomia para estudantes do ensino fundamental ao médio de todo o Brasil – Imagem: IAG/USP

Imagine ter o apoio de monitores do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP para o ensino de ciências em escolas de todo o Brasil? O tradicional Programa Atendimento Astronômico do IAG existe desde 1978 e está com inscrições abertas para turmas a partir do ensino fundamental.

O objetivo do atendimento é promover a divulgação científica da astronomia para estudantes do ensino fundamental e médio. Cada atendimento inclui uma palestra em vídeo sobre astronomia, seguida de uma sessão de dúvidas ao vivo com alunos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Astronomia do IAG e de outros institutos da USP.

“A astronomia atrai a curiosidade, estimula a imaginação e causa admiração em uma fração considerável de pessoas. Nesta semana, tivemos uma ampla divulgação das extraordinárias imagens feitas pelo novo telescópio espacial James Webb. A astronomia tem esse potencial de despertar nas pessoas de todas as idades o interesse pelas leis e teorias fundamentais da natureza”, afirma Reinaldo Santos de Lima, professor do IAG e coordenador do Atendimento Astronômico Virtual para Escolas.

Neste ano, o programa foi ampliado para atender às turmas a partir do 4º ano do ensino fundamental I em escolas de todo o País. As novas palestras para turmas do 4º e do 5º ano foram produzidas inteiramente em animação, por meio de fomento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. A escola pode escolher entre quatro temas:
– Observando o céu
– Sistema Terra-Lua-Sol
– O céu em movimento
– O lugar da Terra no Universo

Para turmas a partir do 6º ano do ensino fundamental II, são oferecidas as palestras:
– Como observar o céu
– O Sistema Solar
– Via Láctea e outras galáxias

As turmas do ensino médio têm duas opções adicionais de tema: Estrelas (que exige conhecimentos básicos de Química) e A origem do Universo (que exige conhecimentos básicos de Física).

Foto: Reprodução/Portal IFUSP

De acordo com Lima, só no primeiro semestre deste ano foram atendidas 82 turmas de escolas de 11 Estados brasileiros. Para o coordenador, o interesse proporcionado pelos tópicos da astronomia apresentados e discutidos nos atendimentos pode, inclusive, ser utilizado pelos professores das turmas como ponto de partida para a discussão de outros fenômenos naturais da vida cotidiana.

“Além disso, o contato com os monitores das nossas atividades, todos estudantes de graduação e pós-graduação em astronomia e com um grande talento para discutirem ciências de uma forma leve e atrativa, mostra para os alunos das escolas que o estudo em astronomia, que tanto vemos em filmes e documentários estrangeiros, é uma possibilidade real em nosso país”, destaca.

Inscrições

A solicitação de agendamento deve ser feita pelo professor ou coordenador da escola, por meio de formulário on-line. Os atendimentos ocorrem às terças ou quintas-feiras, às 15h, via canal do YouTube, e têm duração de até duas horas. A interação e o envio de perguntas será feito pelo chat do YouTube.

O atendimento é gratuito, mas as escolas devem possuir estrutura para a exibição da transmissão ao vivo. Os estudantes também podem acessar a transmissão diretamente em seus dispositivos, caso a palestra não seja realizada em horário de aula. O agendamento será realizado conforme a disponibilidade de datas, respeitando a ordem de chegada das solicitações.

A coordenação do programa recomenda que o professor trabalhe previamente alguns dos conceitos básicos referentes aos temas, para que os alunos possam levantar questões e estabelecer um diálogo com os monitores.

Ao final das palestras, o programa oferece certificado de participação para professores e estudantes que preencherem o formulário de avaliação.

Saiba mais em: https://www.iag.usp.br/astronomia/atendimento