Reitoria no Campus marca presença nos 30 anos da FZEA

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi

16/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/08/2022 as 17:27

[A partir da esquerda] O diretor da FZEA, Carlos Eduardo Ambrósio; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; e o coordenador do programa, Fernando Queiroz Cunha (em pé) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No dia 12 de agosto, uma cerimônia com a presença de dirigentes da USP e representantes de vários setores da cidade de Pirassununga integrou a série de eventos em comemoração pelos 30 anos de criação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

+ Mais

Inaugurações e debates marcam programa da Reitoria no campus de Ribeirão Preto

Escola de Artes, Ciências e Humanidades é sede da segunda edição do programa Reitoria no Campus

Uma Reitoria mais próxima da comunidade dos campi

“Toda efeméride é um momento de analisar o passado e planejar o futuro. A tarefa de transformar uma fazenda em um centro de ensino e pesquisa não foi simples e contou com o envolvimento e a dedicação de muitas pessoas, com vontade de trabalhar e de acertar. Hoje a USP se orgulha da FZEA. Todo campus da USP modifica a sociedade local, mas esse tem particularmente um imenso potencial de empreendedorismo e inovação”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O prefeito da cidade de Pirassununga, José Carlos Mantovani, destacou que “é um orgulho poder contar com uma instituição que desenvolve o conhecimento, a cultura básica, o empreendedorismo e o futuro do nosso país. Nossa cidade foi presenteada com esse campus e, juntos, continuaremos crescendo e trazendo novas gerações de profissionais, de cidadãos brasileiros, que vão honrar o nome da FZEA e de Pirassununga”.

“Temos muito a comemorar, pois em um curto espaço de tempo crescemos absurdamente e com muita qualidade. Agora é preciso refletirmos sobre como manter esses números, com a responsabilidade de preservar a qualidade do selo USP. Contamos com a ajuda de todos para evoluir, mantendo a ética, o profissionalismo e o desejo de trazer algo bom para as pessoas”, afirmou o diretor da FZEA e presidente do Conselho Gestor do Campus Fernando Costa, Carlos Eduardo Ambrósio.

A cerimônia de comemoração pelos 30 anos da FZEA contou com a presença do prefeito de Pirassununga, José Carlos Mantovani (gravata amarela) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Reitoria no Campus

Após a cerimônia de comemoração pelos 30 anos da FZEA, os dirigentes da Universidade e representantes de todos os segmentos da comunidade do Campus USP Fernando Costa se reuniram para discutir os principais problemas e desafios locais.

Pirassununga foi a quarta cidade a sediar o programa Reitoria no Campus, em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital – para se encontrar com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

“O Reitoria no Campus é para evitar que façamos uma administração somente baseada no gabinete, evitar que o reitor se isole e perca o contato com a comunidade. Nosso interesse é fazer uma gestão baseada no diálogo, e a melhor forma do diálogo é sentarmos com a comunidade dos campi”, explicou Carlotti na abertura do encontro.

A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

As reuniões do Reitoria no Campus devem acontecer pelo menos uma vez por semestre e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.

O lançamento do programa aconteceu em São Carlos, no dia 27 de maio; o segundo encontro foi realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na zona leste da capital paulista, no dia 24 de junho; e o terceiro foi em Ribeirão Preto, no dia 5 de agosto. A próxima reunião será realizada no Quadrilátero da Saúde/Direito, no dia 13 de setembro.

Inauguração

Aproveitando a presença dos dirigentes, foram realizadas várias inaugurações no campus Fernando Costa. A FZEA inaugurou o Centro de Convivência Estudantil, o Laboratório de Avaliação Animal e Qualidade da Carne e o Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento.

Já a Prefeitura do Campus USP Fernando Costa inaugurou os vestiários do Abatedouro-Escola, a reforma da Ala A, os bicicletários do Departamento de Ciências Básicas (ZAB) e do prédio Central, os barramentos Lagoa Aguapé, Lagoa Risca Faca, Lagoa Pindaíba, parte da ciclofaixa e a rede de saneamento básico do campus.

O Centro de Convivência Estudantil foi inaugurado com a exposição Simplesmente Mara, da artista Mara Talarito Meliani.

[A partir da esquerda] O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; o prefeito do campus, Arlindo Saran Netto; o diretor da FZEA e presidente do Conselho Gestor do campus, Carlos Eduardo Ambrósio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens