SUS vai custear trombectomia mecânica para tratamento do AVC isquêmico

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde na última semana; tratamento deve ser integrado oficialmente até o fim do ano

 16/08/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

O Ministério da Saúde irá custear a trombectomia mecânica para tratamento de AVC Isquêmico através do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito por Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do Brasil, durante o Global Stroke Alliance e o Segundo Encontro de Ministros da Saúde da América Latina, que aconteceu na última quarta-feira (10). Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o procedimento de trombectomia e como ele estava disponível antes da mudança. 

Pontes Neto conta que a trombectomia mecânica para o tratamento do AVC isquêmico consiste na cateterização das artérias cerebrais, com o objetivo de desentupir ou retirar um coágulo que obstrui a artéria no momento dos sintomas do Acidente Vascular Cerebral. 

Esse tratamento, de acordo com o professor, não era custeado pelo SUS e só estava disponível em hospitais privados. Apenas quatro hospitais da rede pública disponibilizavam o tratamento, incluindo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e todos custeavam a trombectomia mecânica com recursos próprios, sem auxílio público. A incorporação do tratamento deve acontecer até o final do ano, e os hospitais que participaram dos testes e ensaios clínicos da trombectomia serão os primeiros a serem credenciados e certificados para receber o reembolso do tratamento.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.