USP premiará jovens docentes que se destacam na pesquisa

A premiação busca identificar as novas lideranças em pesquisa da Universidade e valorizar a produção acadêmica de impacto científico, cultural ou artístico

29/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 30/06/2022 as 17:27
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa, que premiará docentes da USP com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural.

+ Mais

USP premiará mães pesquisadoras que se destacam pela excelência acadêmica

Pró-Reitoria de Pesquisa premia novas lideranças na área docente

Serão concedidos oito prêmios, um para cada grande área do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Cada docente contemplado em uma das categorias receberá um prêmio no valor bruto de R$ 20 mil e um certificado de premiação.

As inscrições devem ser encaminhadas pelas Comissões de Pesquisa e Inovação das unidades, museus ou institutos especializados da USP até o dia 31 de julho, por meio do sistema Atena. Não há limite de número de inscrições por unidade.

As propostas serão analisadas por uma Comissão Avaliadora composta de representantes de todas as áreas do conhecimento, que levará em conta o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e a interação da USP com a sociedade.

Mais informações sobre a inscrição e os critérios de seleção estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Identificando novas lideranças

Concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o Prêmio Excelência para Novas Lideranças foi criado em 2019, com o objetivo de identificar novos expoentes e estimular a pesquisa da Universidade.

Paulo Alberto Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Vivemos um momento delicado no País, com sucessivos cortes de financiamento para atividades acadêmicas. É fundamental valorizar nossas e nossos docentes mais jovens, destacar suas realizações para que sirvam de inspiração e mostrem que vale a pena fazer pesquisa no Brasil”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.

Na primeira edição do prêmio, a Pró-Reitoria recebeu 37 inscrições. As propostas foram analisadas por uma Comissão Avaliadora composta de 24 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento, levando em conta o impacto científico, a contribuição da pesquisa para o seu campo de estudos, a visibilidade e a interação com a sociedade.

Cada docente contemplado recebeu um prêmio no valor bruto de R$ 15 mil.