Evento aborda sequenciamento de DNA de “nova-geração”

Palestra gratuita será no dia 24 de junho, às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

 22/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Genes – Foto: Pixabay

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove, no dia 24 de junho, às 14h, a palestra Sequenciamento de Nova-Geração: A técnica que vem revolucionando o entendimento do DNA humano, no Anfiteatro do Bloco das Exatas do Departamento de Química, sala 11, bloco 4.

A palestra será ministrada pela doutoranda Thássia Mayra Telles Carratto, que apresentará algumas metodologias de sequenciamento de nova-geração (NGS) e os principais avanços que ela vem proporcionando ao estudo do DNA humano. “Desde que a estrutura do DNA foi proposta, em 1953, cientistas vêm buscando uma metodologia eficiente para desvendar sua sequência de nucleotídeos. Em 1977, Frederick Sanger propôs o método de terminação de cadeia. Apesar de ser utilizada até os dias de hoje, com modificações, a técnica permanece cara e demorada para análises de genomas maiores”, explica a organização do evento. 

Por isso, em 2005, foram criadas as metodologias de sequenciamento de nova-geração (NGS), também conhecidas como sequenciamento massivo em paralelo (MPS), que “permitem analisar genomas completos em pouco tempo e por um preço mais acessível”. 

O evento é gratuito e os alunos do PPGQ não precisam realizar inscrição. Alunos de outros programas e instituições de ensino deverão realizar inscrição, sendo 15 vagas destinadas a esse público. Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para dq-pg-quimica@listas.ffclrp.usp.br com nome completo e o nome da universidade onde estuda. 

Mais informações: dq-pg-quimica@listas.ffclrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.