“Fortalecer a inovação na USP é uma prioridade para a atual gestão”, afirma reitor

Conselho Universitário aprova a reformulação da Pró-Reitoria de Pesquisa, incorporando as atividades de Inovação

 03/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig, apresentou a proposta na reunião do Conselho Universitário do dia 3 de maio – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Na reunião do Conselho Universitário de hoje, dia 3 de maio, foi aprovada a reformulação da Pró-Reitoria de Pesquisa, que agora incorpora também as atividades ligadas à inovação e passa a ser denominada Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Paulo Alberto Nussenzveig – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig, apresentou a proposta e reforçou que “a inovação tem uma intrínseca relação com a pesquisa, por isso sua incorporação na Pró-Reitoria é uma forma de trazer essa agenda às mais altas esferas da Universidade. A inovação é o processo que parte de uma ideia e termina com o impacto na sociedade, seja ele social, cultural, ambiental ou econômico. Em um horizonte próximo, a maioria dos empregos novos serão gerados em startups e a Universidade deve estar apta a preparar essa força de trabalho”.

Com a reestruturação, a PRPI deve ampliar a interlocução da USP com os agentes de inovação dos setores governamental, empresarial e da sociedade civil, além de avaliar o desempenho do ecossistema de inovação da Universidade por meio do diagnóstico e treinamento específico em inovação e empreendedorismo.

+ Mais

USP cria Pró-Reitoria para ampliar ações de inclusão e pertencimento

“Incorporar a inovação na cultura da Universidade é uma das prioridades da nossa gestão. A inovação é como transformamos o conhecimento produzido na Universidade em produtos e políticas públicas que têm um impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A nova Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação deverá agregar a Agência de USP de Inovação (Auspin) e o InovaUSP.

Na mesma sessão, o Conselho Universitário criou a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.

Pró-reitor adjunto de Inovação

O nomeado para assumir a tarefa de estruturar as atividades de inovação no âmbito da Pró-Reitoria é o professor da Escola Politécnica (Poli), Raul Gonzalez Lima.

Raul Gonzalez Lima – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A partir de hoje, a USP começa a se inserir entre as universidades que dão uma importância estruturada e institucional à inovação. A economia depende da inovação que se origina do conhecimento. Com a inovação temos a chance de cocriar, em parceria com a sociedade, soluções de interesse e bem-estar para todos, em todas as áreas – humanas, biológicas e exatas”, comentou Lima.

Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, o novo pró-reitor adjunto de Inovação é graduado em Engenharia Mecânica pela USP, com mestrado também pela USP e doutorado pela Universidade do Texas.

Especialista na área de Engenharia Biomédica, Lima desenvolve pesquisas relacionadas a temas como tomografia por impedância elétrica, dinâmica estrutural, biomecânica, estimação de parâmetros, problemas inversos e monitoração do pulmão.

Desde 2020 é o coordenador do Projeto Inspire, que desenvolveu e disponibilizou um ventilador pulmonar emergencial, representando um avanço tecnológico necessário que contribuiu para o enfrentamento das dificuldades respiratórias associadas à covid-19. Por esse trabalho, em março de 2021, foi um dos agraciados com a medalha Armando de Salles Oliveira, a mais alta honraria da Universidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.