Existe exercício ou esporte melhor que outro?

Paulo Santiago afirma que esportes e atividades físicas trazem benefícios aos praticantes, mas alerta para o condicionamento e preparo, além de riscos específicos de algumas modalidades

 08/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Uma dúvida de muitas pessoas que praticam ou querem começar uma atividade física é sobre a existência de algum esporte ou exercício melhor que o outro. Provocado pelo apresentador Drausio Assunção no podcast Desempenho Humano, o professor Paulo Santiago deixa claro nesta edição do Ciência e Esporte que “não existe um esporte que seja melhor que o outro”.

O que existe, informa Santiago, é que, do ponto vista científico, uma modalidade esportiva “é mais específica e prepara melhor para sua atividade fim”. Como exemplo, o professor cita os exercícios de levantamento de peso, que trazem melhor condicionamento aos membros superiores. Da mesma forma, o futebol tende a condicionar os membros inferiores e a natação, de trabalhar o sistema cardiovascular e diversos membros do corpo.

Assim, conclui Santiago, todos os esportes realizados de forma adequada são bons e trazem benefícios aos praticantes, não existindo então “esporte melhor ou pior”. Mas, alerta para as condições e preparo dos atletas, principalmente quanto aos esportes de altíssima duração, como as maratonas e ultramaratonas, e também os esportes de combate. Segundo o professor, são esportes com especificidades que “podem trazer prejuízos aos praticantes”; caso não estejam condicionados e devidamente preparados, podem correr riscos físicos.

Para quem se interessa pelo tema, o professor Santiago informa que a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

coluna


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.