Palestra vai explicar como é a atuação profissional na área de física médica

Evento que acontece nos formatos presencial e on-line no sábado vai mostrar como é a atuação de físicos na área da saúde, campo que tem um novo curso na USP

03/03/2022 - Publicado há 2 anos
Mercado para físicos médicos está relacionado principalmente às áreas de radioterapia, radiodiagnóstico e proteção radiológica – Foto: 123RF

.
Para comemorar o início do novo curso de graduação em Física Médica da USP, o ciclo de palestras Física para Todos vai explicar como é a atuação de físicos na área da saúde. É possível acompanhar o evento neste sábado, dia 5 de março, às 10h30, presencialmente no Anfiteatro Nina Rodrigues do Instituto Oscar Freire, ao lado do metrô Clínicas, ou pela internet no Canal do IF USP no Youtube.

Na palestra Física Médica como Profissão, o professor Homero Martins, da Associação Brasileira de Física Médica, vai dar um panorama da área que está em crescimento e é de grande importância para a saúde da população e de significativo impacto econômico para o País.

No Brasil, a especialidade foi se desenvolvendo de forma mais consistente a partir da década de 1960, tendo como um de seus marcos a fundação da Associação Brasileira de Físicos em Medicina, em 1969. A regulamentação da profissão de físico em 2018 também foi um marco que impulsionou as atividades dos físicos dedicados à área da saúde.

O novo curso de Física Médica é oferecido pelo Instituto de Física (IF) mas há aulas também na Faculdade de Medicina e no Instituto de Matemática e Estatística. São 25 vagas no período noturno com ingresso via vestibular da USP, organizado pela Fuvest, ou Sisu. Além desse novo curso, em São Paulo, a USP também tem a opção da graduação em Ribeirão Preto. No interior, o Bacharelado em Física Médica é sediado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Parte das disciplinas utiliza equipamentos de laboratórios de pesquisa e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Mais informações no site da FFCLRP.

+ Mais

Você sabe o que faz um físico médico e sua importância para a área da saúde?

Física para Todos é um ciclo de palestras que pretende instigar desde estudantes do ensino médio e jovens graduandos, até o público geral que acompanha e aprecia temas científicos. Neste ano, o evento ocorre todo o ano na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, mas agora é transmitido pela internet para atender às recomendações de isolamento social em função da pandemia. Para saber quais as próximas palestras basta acompanhar a página do projeto.

Física Médica como Profissão
Data: 5 de março de 2022 (sábado)
Hora: às 10h30
Presencialmente: Anfiteatro Nina Rodrigues, no Instituto Oscar Freire, ao lado do metrô Clínicas (Av. Dr. Arnaldo, 455)