Como as ondas sonoras podem suspender pequenos objetos?

No dia 7 de dezembro, evento gratuito em São Paulo traz professor da USP explicando como funciona a levitação acústica

 27/11/2019 - Publicado há 4 anos
Por

Não é incomum ver testes que mostram pequenos objetos sendo suspensos por meio de ondas sonoras. Gotículas de água, por exemplo, são muito utilizadas em experimentos desse tipo. Mas as funcionalidades da levitação acústica permanecem sendo exploradas. Para entender mais sobre o tema, o projeto Física para Todos realiza no próximo sábado, 7 de dezembro, uma palestra gratuita na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo.

É o professor Marco Aurelio Brizzotti, do Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo, que abordará o assunto, trazendo questões que envolvem o futuro da prática, como a possível utilização em produção e desenvolvimento de remédios. O docente é referência da área no País e, além de explicar, irá mostrar como a técnica funciona.

A palestra se inicia às 10h30, com entrada gratuita e aberta a todos. O Física para Todos é um ciclo de palestras voltado a diversos públicos, desde o ensino médio até o ensino superior, nas várias áreas do conhecimento humano. Foi criado e é organizado por meio da Comissão de Cultura e Extensão do IF desde 2005,  trazendo pesquisadores e docentes da Universidade para tratar de diferentes temas, sempre no primeiro sábado do mês.

Evento | Física para Todos: Levitação Acústica
Data | 7 de dezembro (sábado)
Horário | 10h30
Valor | Gratuito
Local | Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP

Mais informações: página do Facebook


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.