Novo portal vai promover conteúdos e eventos da USP sobre efemérides de 22

Evento de lançamento nesta segunda, dia 9 de agosto, vai falar dos objetivos do novo portal na divulgação da produção acadêmica da Universidade sobre os grandes eventos relacionados a 22

05/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/11/2021 as 9:15
Portal vai reunir produção da comunidade uspiana relacionada às efemérides de 22 – Arte sobre foto / Ciclo22

.
No dia 9 de agosto, segunda-feira, às 11 horas, um evento on-line vai inaugurar o portal Ciclo22 (ciclo22.usp.br), iniciativa da USP para reunir em uma única plataforma as atividades relacionadas ao bicentenário da Independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista, promovidas pelas unidades de ensino, institutos especializados e museus estatutários da Universidade.

O encontro será transmitido pelo Canal USP do Youtube e terá a presença do reitor Vahan Agopyan, além do superintendente de Comunicação Social, Luiz Roberto Serrano, e integrantes do Grupo de Trabalho do Projeto USP 22: Diana Gonçalves Vidal, coordenadora, e Carlos Roberto Ferreira Brandão, ambos professores da Universidade. As estudantes Crisley Santana e Beatriz Abdala, que participaram da elaboração do portal, também falarão no evento sobre o processo de construção dos conteúdos e da produção visual.

No portal Ciclo22, será possível encontrar a produção acadêmica da USP, sob o formato de teses, dissertações, livros e revistas; material de consulta e de estudo para professores e alunos da educação básica, como textos didáticos e paradidáticos e videoaulas, criados pela comunidade uspiana; e eventos organizados pela Universidade.

“Ao agregar em uma única plataforma a reflexão da USP sobre essas temáticas e as iniciativas promovidas pelas Unidades, o portal potencializa o impacto social dessas atividades, evidenciando a pujança da produção uspiana e oferecendo à sociedade um amplo repertório de informações, imagens e textos, com o objetivo de  provocar debates e fornecer subsídios ação educacional”, destaca a professora Diana Gonçalves Vidal, coordenadora do projeto e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

+ Mais

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária anuncia projeto vencedor do concurso USP 22

A ideia é que o material ajude a promover uma reflexão sobre o passado e o presente do Brasil e se junte a uma discussão maior sobre o futuro que se deseja construir para o País, tema que será abordado em um congresso internacional voltado ao tema Brasil 2122, previsto para ocorrer no segundo semestre de 2022.

Acompanhe o evento em: https://youtu.be/LM5iyNeEvSY

Confira o portal Ciclo22: https://ciclo22.usp.br