USP sediará evento que aborda a relação entre ser humano e planeta

A Saúde Planetária não se limita a analisar as alterações que o ser humano exerce sobre o planeta, mas também estuda as reações que a Terra entrega ao homem

 26/01/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 26/04/2021 as 12:56
Logo da Rádio USP

Entre os dias 26 e 30 de abril, a Universidade de São Paulo sediará o 4º Encontro Mundial de Saúde Planetária. O evento abordará a relação mútua existente entre o ser humano e a Terra. Em um período geológico caracterizado pelo papel do ser humano como principal fator de alteração do ambiente — o Antropoceno —, a discussão se torna ainda mais importante, aponta Antônio Saraiva, coordenador do Grupo de Estudo de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Campo de estudo nascido em 2015, a Saúde Planetária observa o mutualismo existente nessa relação, ou seja, não se limita a analisar as alterações que o ser humano exerce sobre o planeta, mas também estuda as reações que a Terra entrega ao homem. O especialista cita a pandemia de covid-19 como demonstrativo:

“Exemplo é a covid, que advém de uma série de fatores que levaram o homem, lá na China, a entrar em contato de maneira perigosa com o patógeno; e pelo cenário atual, de muita mobilidade, estamos nessa pandemia”.

Assim como a Saúde Planetária como um todo, o grupo da USP é recente: nasce em  junho de 2019. E, apesar de sediado no IEA, o grupo é de abrangência nacional, conta com pessoas de Estados e Instituições de todo o país. Além disso, possui grande diversidade em sua composição, “tem profissionais de saúde pública, urbanismo, mobilidade, tecnologia, agricultura”, diz o professor. O objetivo do campo de pesquisa é “pensar na mudança de comportamento necessária para que o mundo seja mais saudável e o futuro mais promissor”, conclui Saraiva.

O evento, organizado pelo IEA e pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, será totalmente virtual e abrirá inscrições em breve. Interessados podem procurar o portal on-line do grupo de pesquisa.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.