Grupo da USP ensina a desenvolver jogos em minicursos pela internet

Atividades são gratuitas, abertas a todos os interessados e serão ministradas on-line durante o mês de novembro por grupo de desenvolvimento de jogos da USP em São Carlos

 05/11/2020 - Publicado há 3 anos
Minicursos poderão ser acompanhados em transmissões pelo YouTube – Foto: Divulgação/Women Game Jam

.

Um grupo de extensão da USP em São Carlos, especializado em desenvolvimento de jogos, vai oferecer durante o mês de novembro e início de dezembro vários minicursos de caráter introdutório para quem pretende se iniciar na área. Existem, ainda, opções voltadas para quem já tem um pouco de experiência no assunto. A partir do dia 7 de novembro, serão transmitidas 11 atividades que envolvem pixel art, música e sons, animação 2D e 3D, desenhos vetoriais, entre outros temas e ferramentas que fazem parte do desenvolvimento de jogos eletrônicos (confira a programação abaixo).

Os minicursos são gratuitos e, para participar, não é preciso se inscrever, já que as aulas serão transmitidas de forma aberta pelo YouTube. Para quem quiser obter certificado de participação, durante os encontros, serão fornecidas instruções para que os interessados se registrem. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Os eventos são promovidos pelo grupo Fellowship of the Game (FoG), vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. O grupo desenvolve atividades sem fins lucrativos, focadas na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo também busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado. Saiba mais sobre o grupo na página do FoG Facebook.

Confira, a seguir, os links de cada minicurso, basta clicar em cada um para definir lembretes no YouTube e não perder nenhuma das transmissões:

07/11 (14h) – Jogos 3D em Unity
08/11 (14h) – Introdução à Pixel Art
13/11 (14h) – Criando músicas e sons para jogos
14/11 (14h) – Otimização de jogos 3D em Unity
15/11 (14h) – Scriptable objects e padrões de projeto
18/11 (14h) – Desenvolvendo shaders para Unity
21/11 (14h) – Animação 2D para jogos
22/11 (14h) – Como publicar seu primeiro jogo
25/11 (19h) – Unity Básico – Aprendendo a desenvolver jogos na prática
28/11 (14h) – Novo Input System da Unity e multiplayer local
05/12 (14h) – Desenhos vetoriais no Inkscape

 

.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.