Livro “Crises da Democracia” ganha versão eletrônica

Obra tem organização do cientista político e professor da USP José Álvaro Moisés

 15/09/2020 - Publicado há 4 anos
O livro organizado pelo professor José Álvaro Moisés – Foto: Reprodução

O livro Crises da Democracia – O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos, organizado pelo cientista político e professor da USP José Álvaro Moisés – colunista da Rádio USP -, acaba de ganhar versão eletrônica. Publicado em outubro do ano passado na versão impressa, agora ele se encontra também no formato e-book. “Essa informação coincide com o fato de que 15 de setembro é o Dia Internacional da Democracia”, lembra o professor.

A obra traz oito ensaios assinados por Moisés e outros nove autores. Em seus artigos, eles abordam três questões que, como destaca o professor na introdução do livro, “impactam a qualidade da democracia brasileira”: as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo, o papel dos partidos políticos e o funcionamento do chamado “sistema de integridade”, formado por instituições como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça Federal e voltado para o controle interno e externo do governo.

Para Moisés, embora seja reconhecido como uma das maiores democracias eleitorais do mundo, o Brasil apresenta problemas no seu sistema político que comprometem a qualidade da democracia, em vigor no País desde 1985. Entre esses problemas estão as práticas continuadas de abuso de poder, que geram a corrupção, desequilíbrios dos mecanismos eleitorais, que levam a desigualdades no processo de votação, e a assimetria nas relações entre o Executivo e o Legislativo, como escreve o professor na introdução. Esses “defeitos” do sistema democrático brasileiro influenciam na avaliação que os cidadãos fazem do regime, apesar das conquistas sociais e econômicas obtidas nas últimas décadas, acrescenta.

“Um tema extremamente importante no Brasil é a crise da representação. As pessoas não se sentem representadas, elas se sentem distantes do sistema político”, disse o professor, abordando um dos problemas da democracia brasileira, no programa Desafios – Os Parlamentos e as Crises da Democracia, produzido pela TV USP em novembro passado. Apresentado pelo jornalista Luiz Roberto Serrano, o programa abordou o livro Crises da Democracia (assista à íntegra do programa no link abaixo).

José Álvaro Moisés é professor titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Públicas (NUPPs), também da USP.

O livro Crises da Democracia – O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos pode ser adquirido na página da Editora Appris. Clique aqui.

SAIBA MAIS

Assista no link abaixo ao programa Desafios – Os Parlamentos e as Crises da Democracia, da TV USP, apresentado pelo jornalista Luiz Roberto Serrano, que trouxe entrevista com o professor José Álvaro Moisés sobre o seu livro Crises da Democracia – O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos, lançado na versão impressa em outubro de 2019. O programa foi transmitido em novembro de 2019.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.