A busca pela celebração da liberdade popularizou a disco music nos anos 70

Com o fim da guerra do Vietnã, os jovens buscavam por músicas dançantes e agitadas

 13/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 12:33

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série de programas sobre os anos 70 e desta vez fala sobre o impacto da disco music para a música popular mundial.

Para exemplificar o que é a disco music, o professor inicia o programa com a música Staying Alive, da banda Bee Gees. De Vivo conta que no Brasil esse tipo de música era conhecida como música de discoteca, um estilo de música feito justamente para dançar.

O professor explica que, com o fim da guerra do Vietnã e, por consequência, o alistamento obrigatório dos jovens americanos, a juventude buscava por músicas para se divertir, dançar, celebrar a liberdade e não mais músicas de protesto contra as guerras como antes. Deste modo o estilo dançante da disco music ganhou popularidade. 

O professor também traz para o programa músicas como Dancing Queen, do grupo Abba, Running on Empty, de Jackson Browne, e Show Me The Way e Baby I Love Your Way, de Peter Frampton. 

 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

 

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.