Música erudita também influenciou o rock progressivo

A influência veio dos Beatles e de bandas que usavam orquestras inteiras na execução de suas músicas

 01/03/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo continua a falar sobre rock progressivo e desta vez, dedica o programa para mais uma das influências desse gênero musical, a música erudita. 

O professor explica que a influência da música erudita vêm de duas fontes totalmente distintas. A primeira foi através da banda The Beatles, que  motivada por seu produtor George Martin, incluiu em suas músicas instrumentos típicos das orquestras, como violoncelo e violino. Um bom exemplo dessa influência pode ser ouvido na canção Eleanor Rigby da banda. 

A outra fonte de inspiração para o rock progressivo veio de forma bem mais direta, com a execução por bandas de rock de músicas de repertório erudito.  As bandas não viam problema em utilizar em suas músicas até orquestras inteiras. Essa prática rompeu a barreira do rock progressivo e atingiu outros gêneros como o hard rock e também o metal. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.