Saúde sem Complicações #23: A saúde mental deve ser uma das prioridades durante a quarentena

Criar uma rotina, moderar o consumo de notícias e manter contato com os familiares, por meio da tecnologia, podem aliviar os problemas emocionais causados pelo isolamento social

 09/06/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #23: A saúde mental deve ser uma das prioridades durante a quarentena
/

 O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora Valéria Barbieri, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, para falar sobre saúde mental durante a quarentena.

A professora conta que o período de isolamento social vem provocando diversos problemas psicológicos. As queixas mais comuns relatadas pelos pacientes são relacionadas à ansiedade, depressão, compulsões de limpeza e também alimentares. 

Valéria explica que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, os curados da covid-19 também podem sofrer impactos psicológicos devido ao estresse e às dificuldades causadas pela doença. Ela diz que a recuperação emocional pode levar muito mais tempo do que a recuperação da saúde física, e que é bastante possível que, após a pandemia, aconteçam muitos casos de estresse pós-traumático. 

A professora diz que estabelecer uma rotina durante o período de isolamento social ajuda a diminuir os efeitos psicológicos do isolamento, já que a manutenção de um horário certo para trabalhar, dormir e acordar oferece uma maior sensação de estabilidade e continuidade da vida anterior do indivíduo. Valéria também chama a atenção para outras medidas que podem auxiliar a saúde mental, como controlar o consumo de notícias sobre o novo coronavírus e também manter contato com as pessoas amadas por meio da tecnologia.  

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.