Você tem sonhado muito com a pandemia de covid-19?

Um projeto de coleta de sonhos on-line procura vivenciar a experiência das pessoas durante a quarentena, funcionando também como um acervo

 30/04/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Um projeto de coleta de sonhos on-line, que já foi feito para falar sobre as memórias de Auschwitz como também em relação à ditadura, agora colhe sonhos da pandemia da covid-19. Paulo Endo, psicanalista, pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, explica ao Jornal da USP no Ar que o projeto no Brasil se inspirou em projetos de pesquisadores da África do Sul e da Polônia. 

Endo explica que, em 2015, foi realizado um evento no IEA, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o papel dos memoriais e dos trabalhos de memória em relação à consolidação e ao futuro da democracia. Ele diz que Garth Stevens, professor da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, contava  sobre uma coleta de testemunhos sobre o apartheid, por meio de plataformas digitais, e que em 2017 reuniram pesquisadores da Universidade de Gdansk, na Polônia, que tiveram acesso a um inventário de sonhos de mais de 500 páginas, abrigado no memorial de Auschwitz, com relatos de ex-prisioneiros.

Foi a partir desses dois elementos que os pesquisadores do IEA lançaram o Inventário de Sonhos 1, que coletou sonhos durante as eleições de 2018. “Criamos esse inventário, ao qual as pessoas enviavam seus sonhos por e-mail e, por isso, não conseguimos manter o anonimato total”, recorda o professor.

No Inventário de Sonhos 2, Endo, Denise Mamede, também da USP, e Edson Sousa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), organizaram-se para compilar as experiências das pessoas, poucos dias depois de se decretar o isolamento. “A plataforma vai ficar aberta por um período maior para conseguirmos coletar o maior número possível de sonhos. Entendemos esse material como uma doação que as pessoas fazem para um acervo”, aponta o psicanalista. 

Para quem quiser participar do projeto, basta acessar o site Psicanalistas pela Democracia, e contar seu sonho no link da página Inventário de Sonhos 2.

Ouça a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.